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BMW M135i é esportivo na medida certa
Avaliação

BMW M135i é esportivo na medida certa

A R$ 209.950, topo de linha do Série 1 traz motor de 320 cv e câmbio de oito marchas

12 de mai, 2014 · 5 minutos de leitura.

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 BMW M135i é esportivo na medida certa
BMW M135i traz melhorias da linha M, mas ainda não é 100% uma versão esportiva

A união das siglas BMW e M (da divisão de preparação da marca alemã) por si só já é capaz de empolgar quem gosta de esportividade. Quando adicionada a um hatch de tração traseira, essa “sopa de letrinhas” resume bem a combinação de conforto e vigor ao acelerar. Assim é o M135i, versão levemente apimentada do Série 1, que custa R$ 209.950, tem motor de seis-cilindros em linha, com turbo, de 3 litros e 320 cv, e câmbio automático de oito marchas.

Aliás, nas reduções um ronco grave deixa ouriçado quem está ao volante e chama a atenção de todos ao redor. Vale dizer que o M135 não é um M “puro”, mas as melhorias ante a versão “normal” o deixam gostoso de guiar. A principal delas é o chassi adaptativo. Há sensores nos amortecedores que “leem” as condições da via e ajustam a suspensão (de acerto bastante firme) para oferecer a resposta mais adequada de acordo com o tipo de pavimento.

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Os freios a disco têm a assinatura “M” e sobram na hora de parar. A direção com assistência elétrica foi recalibrada para oferecer respostas muito diretas. Somada ao volante com bons diâmetro e empunhadura, torna o conjunto impecável.


Bom também é o casamento entre mecânica e eletrônica, evidenciado pela oferta de quatro opções de modos de condução, selecionados por meio de um botão no console. O “econômico” reduz a “sede” de gasolina do acelerador. No “normal” as respostas são progressivas, mas menos agressivas que no “esporte”. Já o “esporte+” acrescenta o tempero gerado pela desativação do controle de tração. No modo “nervoso”, basta pisar forte no acelerador para que os 45,9 mkgf de torque sejam despejados nas rodas traseiras. O resultado é que as costas colam no banco enquanto os ponteiros do velocímetro e conta-giros disparam.

No uso cotidiano, o hatch trata bem até quatro pessoas. Um quinto ocupante fica mal acomodado principalmente por causa do túnel central alto. No visual, o M135i passa por um Série 1 “normal”, exceto pelo “M” colado na traseira. O interior tem materiais de boa qualidade, mas é espartano para um modelo dessa faixa de preço.


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