Fechada desde janeiro de 2021, a fábrica de Camaçari, na Bahia, voltará a produzir veículos. Com a devolução da unidade pela Ford ao Estado da Bahia, a BYD, que já tem um acordo com o governo local, está livre para iniciar sua operação. Aliás, a montadora chinesa fará o lançamento da pedra fundamental da unidade já na próxima segunda-feira (9). E, assim, dará início às obras no local, que será reformado para abrigar três fábricas.
A unidade – que produzia a linha Ka (hatch e sedã) e o SUV Ecosport – deverá se tornar a maior fábrica da BYD fora da China. Para isso, receberá um investimento de R$ 3 bilhões. Com esse montante, a montadora pretende iniciar a operação com a fábrica de processamento de fosfato e lítio, matéria-prima das baterias. Logo depois, em janeiro de 2025, dará início à montagem de carros elétricos e híbridos do tipo plug-in no País.
Os carros que a BYD vai fabricar em Camaçari (BA)
Conforme o Jornal do Carro antecipou em junho, a BYD vai produzir o hatch elétrico Dolphin e o SUV híbrido Song Plus na fábrica da Bahia. Entretanto, a produção deve começar somente em janeiro de 2025. A BYD ainda não fala a data exata ou qual modelo vai inaugurar a nova fábrica. Hoje, a empresa vende os elétricos Dolphin, D1, Tan, Han e Yuan Plus, bem como o Song Plus DM-i. Todos são importados da China.
O SUV híbrido Song Plus
O Song Plus chegou ao Brasil no fim de 2022 como o SUV híbrido plug-in mais acessível do País. O utilitário estreou com preço de Jeep Compass Trailhawk turbodiesel, mas com conjunto híbrido mais poderoso que o do Compass 4xe. Pois o sistema híbrido da BYD teve os números de consumo aferidos pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro. E o SUV chinês é um dos carros mais econômicos à venda no País.
O BYD Song Plus faz nada menos que 38,4 km/l em ciclo urbano. É consumo de motos e scooters de baixa cilindrada. Na estrada, a média alcança 28,1 km/l. Ou seja, até o seu pior consumo supera o Compass 4xe, que tem média no Inmetro de 25,4 km/l. Desse modo, o Song Plus recebeu nota A na tabela do PBEV. O SUV híbrido plug-in é referência em autonomia e supera os 1.000 km com o tanque de combustível cheio e a bateria carregada.
BYD Dolphin: fenômeno de vendas
Além do SUV híbrido, a BYD deverá ser a primeira fabricante a produzir um carro elétrico em solo brasileiro. Pois este modelo tem tudo para ser o Dolphin EV, que estreou há apenas três meses. Com mais de 1.000 unidades entregues apenas em setembro, o hatch elétrico se tornou um fenômeno de vendas e vem quebrando recordes. Por isso, naturalmente, deverá ser o escolhido para ganhar produção local na fábrica de Camaçari.
O BYD Dolphin estreou no Brasil em junho deste ano. O hatch elétrico chegou com preço competitivo de R$ 149.800 e estremeceu os rivais como, por exemplo, JAC e-JS1 e Renault Kwid E-Tech. A configuração de entrada conta com um motor elétrico dianteiro de 95 cv e 18,3 mkgf de torque. Assim, acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e alcança velocidade máxima de 150 km/h. A autonomia, por sua vez, é de 291 km segundo a tabela do Inmetro.
Já o Dolphin Plus estreou no mercado brasileiro com uma proposta mais robusta. Para isso, ganhou o mesmo conjunto elétrico do SUV Yuan Plus. Ou seja, entrega 204 cv de potência e 31,6 mkgf de torque. Assim, acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos. A autonomia, de acordo com a BYD, é de 427 km no ciclo WLTP. Uma diferença significativa.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!