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BYD Song L mal estreou e já tem 11 mil reservas; SUV elétrico virá ao Brasil
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BYD Song L mal estreou e já tem 11 mil reservas; SUV elétrico virá ao Brasil

SUV cupê da BYD tem opção de tração integral, mais de 500 cv de potência e boa autonomia; desenho faz modelo parecer maior do que é

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

24 de nov, 2023 · 4 minutos de leitura.

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BYD Song L faz sucesso na China antes mesmo de ser lançado oficialmente
Crédito:AutoHome/Reprodução

O BYD Song L, novo SUV cupê da marca, mal começou a ser vendido na China e já registra números impressionantes. O modelo, vendido há apenas três semanas, já registrou pedidos para 11 mil unidades, após a abertura da pré-venda. A versão final do modelo foi revelada em agosto desse ano, e o modelo apresenta cinco versões distintas.

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Contudo, o modelo ainda não apareceu: a chegada oficial ao mercado acontece apenas no dia 15 de dezembro, onde maiores detalhes sobre o carro chegam oficialmente. Entretanto, uma coisa que se sabe são os preços: as versões variam entre 222.000 e 283.000 yuans, aproximadamente R$ 152.000 e R$ 195.000 em conversão direta, respectivamente.

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AutoHome/Reprodução

O mercado internacional também receberá o modelo, posteriormente ao seu lançamento oficial na China. O Song L mede 4,84 metros de comprimento, 1,95 metro de largura e 1,56 metro de altura, com uma distância entre-eixos de 2,93 metros. O desenho de SUV cupê dá impressão de um carro maior, mas seu posicionamento é de um SUV médio, por exemplo.

Versão mais potente do BYD Song L tem mais de 500 cv

AutoHome/Reprodução

Assim, o Song L utiliza a arquitetura elétrica e-Plataform 3.0, da própria BYD, mesma estrutura utilizada pelo sedã Seal, além de um inteligente sistema de tração integral. Na versão com motor traseiro, a potência pode ser de 204 cv ou 312 cv, com autonomia de 550 km ou 662 km (ciclo chinês). As baterias Blade são de 71.8 kWh ou 87.04 kWh. Os 0 a 100 km/h são na casa dos 8,6 segundos, ou 6,9 segundos para a a versão mais potente.

Na versão de tração integral, o modelo ganha mais um motor, de 204 cv, para uma potência combinada de 516 cv. Utilizando a maior bateria Blade disponível, o modelo tem autonomia de 602 km (ciclo chinês), 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, e velocidade máxima de 201 km/h. É provável que o modelo desembarque no Brasil no futuro, uma vez que até o sedã Seal já está em terras brasileiras.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.