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Campeões de venda perdem participação
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Campeões de venda perdem participação

Os seis principais modelos fabricados pelas quatro grandes montadoras do País ? Gol, Palio, Corsa, Celta, Uno e Fiesta ? respondiam por 57% das vendas de automóveis no País em 2004. Neste ano, a participação conjunta caiu para 36%

22 de mai, 2011 · 5 minutos de leitura.

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 Campeões de venda perdem participação

Cleide Silva

Os seis principais modelos fabricados pelas quatro grandes montadoras do País – Gol, Palio, Corsa, Celta, Uno e Fiesta – respondiam por 57% das vendas de automóveis no País em 2004, quando o mercado interno começou a crescer e não parou mais. Este ano, em que um recorde é esperado, esses carros continuam na lista dos mais vendidos, mas a participação conjunta caiu para 36% de janeiro a abril.

Nesse intervalo, houve uma enxurrada de lançamentos, o poder aquisitivo do brasileiro melhorou, o câmbio favoreceu as importações e uma leva de novas marcas chegou ao País. No início, disputavam nichos de mercado. Agora, começam a atacar o principal segmento de atuação das quatro grandes fabricantes, o de carros populares, e também os de hatches pequenos e médios.

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“É a primeira vez, desde a abertura às importações, em 1990, que as quatro maiores fabricantes enfrentam essa concorrência”, afirma Sérgio Habib, presidente do Grupo SHC, responsável pela importação dos chineses da JAC.

No mês passado começou a ser vendido o Chery QQ, compacto chinês de R$ 22.990. Antes, o mais barato no País era o Uno Mille, a R$ 23.220. Além do preço, o importado tem itens que não estão disponíveis no Fiat, alguns deles nem como opcionais: freios ABS, air bag, vidro elétrico, som, ar-condicionado e direção elétrica.

Para o consultor de mercado da CSM Worldwide, Fernando Trujillo, “o consumidor mudou seu comportamento e hoje, além do preço acessível, busca carros com maior conteúdo.” Os importados estão atendendo a essa demanda.


O QQ, deixa a desejar em segurança e acabamento. As vendas ainda são pequenas: menos de 300 unidades até agora.

Mas, se a trajetória do modelo seguir a de outros carros asiáticos, a disputa pelo consumidor pode ser acirrada.

Segundo a Fenabrave, que reúne associações de concessionárias, o coreano Hyundai i30 2.0 é atualmente o hatch médio mais vendido no Brasil. Foram 13 mil unidades nos primeiros quatro meses do ano, ante 9,7 mil do Punto, da Fiat, feito em Minas Gerais, e 8,5 mil do Focus, da Ford, fabricado na Argentina.
Modelos vindos do país vizinho e do México, além de receberem componentes fabricados no Brasil, são isentos do imposto de importação. Produtos de outras regiões recolhem 35%.


Na lista dos sedãs grandes, em que só há importados, os dois mais vendidos este ano também são da Hyundai: Azera e Sonata, com 2,8 mil e 2 mil unidades, respectivamente. Modelos importados das matrizes pelas fabricantes locais, como o Malibu, da GM, e o Passat, da VW, estão na terceira e oitava posições, respectivamente, com 632 e 245 exemplares.

Os importados já respondem por 22% das vendas, participação que era de 4% em 2004.


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