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Carro elétrico chinês Nio EP9 crava novo recorde em Nurburgring
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Carro elétrico chinês Nio EP9 crava novo recorde em Nurburgring

Nio EP9 fez nova volta rápida em Nurburgring e marcou o tempo de 6 minutos e 45,9 segundos

Redação

13 de mai, 2017 · 2 minutos de leitura.

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Nio EP9
Crédito:Esportivo elétrico chinês cravou novo recorde no circuito de Nurburgring. CRÉDITO: Nio

Os carros elétricos não querem apenas tomar o espaço nas ruas dos modelos a combustão, eles querem também pulverizar os concorrentes mais poluentes em números e recordes. A Nio, fabricante chinesa que criou o esportivo EP9 marcou um novo recorde no circuito de Nurburgring, na Alemanha.

O novo tempo, de 6 minutos e 45,9 segundos foi 19,2 segundos mais rápido que o anterior, cravado no ano passado pela própria companhia e que era de 7 minutos e 5,12 segundos. Segundo a Nio, o que garantiu o novo tempo foi que dessa vez o clima estava melhor que na tentativa de outubro de 2016.

Além disso, esse tempo é mais rápido que qualquer carro de produção já colocado à prova no circuito, batendo inclusive o tempo do Lamborghini Huracán Performante, atual detentor do recorde entre os carros a combustão com 6 minutos e 52 segundos.

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O EP9 tem quatro motores elétricos que rendem 1.341 cv ou 1.000 kW e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos, a 200 km/h em 7,1 s e tem velocidade máxima de 310 km/h.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.