Emily Nery, para o Jornal do Carro

02/06/2021 - 8 minutos de leitura.

Câmbio manual vai acabar antes do previsto; veja os carros automáticos mais baratos

Câmbio manual será aposentado antes do esperado por causa de novas tecnologias. Brasil não tem automáticos abaixo de R$ 70 mil

Toyota pretende deixar seus elétricos mais divertidos Crédito: Subaru/Tomomi Nakamura/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Ainda que os preços dos carros estejam um tanto salgados desde o início da pandemia, todos os últimos lançamentos do mercado são modelos com câmbio automático. A tendência, portanto, é que os carros novos com pedal de embreagem sejam raridade, segundo estudo canadense. O maior motivo para a aceleração na mudança? As novas tecnologias embarcadas.

Essa previsão é do relatório do Automotive News Canada, que afirma que o sistema de frenagem automática de emergência, em especial, será o responsável por “matar” o câmbio manual. Tal tecnologia reúne outros recursos de segurança ativa, cada vez mais presentes em modelos na faixa dos R$ 100 mil. E isso pode acabar de vez com os veículos manuais.

Segundo o estudo, esse tipo de câmbio simplesmente não funciona ou funciona parcialmente com tecnologias semiautônomas como essas. A mecânica dos sistemas com frenagem automática com transmissão automática é muito menos complexa do que em veículos com transmissão manual, aponta o texto da publicação canadense.

Continua depois do anúncio

E no Brasil, como fica?

No momento em que o sistema de frenagem automática for obrigatório nos carros novos, é provável que a troca de marchas deixe de fazer parte do cotidiano dos motoristas. Contudo, é improvável que essa determinação venha a acontecer no Brasil a curto ou médio prazos.

Procura por carros automáticos cresce, mas preço alto é impasse (Foto: Felipe Rau/Estadão)

Por aqui, todos os veículos novos adotariam o controle eletrônico de estabilidade (ESC) a partir de 2022. Entretanto, tendo como justificativa a pandemia, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou a obrigatoriedade do equipamento para 2024, a pedido das montadoras.


Nesse sentido, alguns modelos veteranos estavam próximos de sair de linha por causa da incompatibilidade ou do alto custo em implementar o recurso. Contudo, com o adiamento da obrigatoriedade do ESC, podem seguir à venda por mais algum tempo. Essa lista tem populares como o Fiat Uno, a dupla Volkswagen Gol e Voyage, e o Chevrolet Joy, antigo Onix.

Chevrolet Joy, a antiga geração do Onix, só oferece câmbio manual Chevrolet/Divulgação

Ou seja, estes veteranos concentram a demanda pelo câmbio manual. E os modelos mais modernos, em sua maioria, são vendidos com transmissões automáticas. Isso acaba por se refletir nos preços. Tal como publicamos aqui no Jornal do Carro, não há mais carros para PCD (Pessoas com Deficiência), porque não há mais automáticos abaixo de R$ 70 mil.


Hatches e sedãs automáticos

SUVs automáticos

Hyundai/Divulgação

Versões escassas no Brasil

No ano passado, o Jornal do Carro noticiou a escassez de modelos com câmbio manual nas concessionárias. Na época, entre os SUVs, praticamente não havia procura por versões manuais.

Cerca de 99,9% das vendas do Jeep Renegade são versões automáticas. O alto percentual se repete no Volkswagen T-Cross, com 99,6%, e no Chevrolet Tracker, com 98,9% das unidades automáticas.


As versões com o terceiro pedal estavam mais presente em modelos como o Gol (97,2%), Onix (62,8%) e Argo (96,2%). Cabe reiterar, contudo, que, no caso hatch da Fiat, esse número deve diminuir com a introdução do câmbio automático do tipo CVT, que chegará no 2º semestre.

Carros elétricos aposentarão câmbios manuais

Ainda distantes do Brasil, os veículos elétricos prometem também aposentar a transmissão manual, já que os modelos alimentados por baterias não possuem relações de marchas. Com o crescimento de montadoras que estabelecem uma data-limite para produzir carros a combustão, a transmissão manual fica cada vez mais no passado.


Como parte da nova estratégia de redução de custos e eletrificação, a Mercedes-Benz, por exemplo, anunciou em outubro do ano passado que não iria mais oferecer a opção de câmbio manual nos próximos anos. Porém, aos amantes das transmissões manuais, uma luz de esperança. A Opel recriou o Manta, um cupê dos anos 1970 e primo do Chevette, porém com estilo retrô, motor elétrico traseiro e câmbio manual.


Leia Mais


Notícias relacionadas

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

OFERTAS 0KM
CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

VER TODAS AS OFERTAS