Você está lendo...
Carros elétricos desvalorizaram até 37% em 2023; veja o ranking
Mercado

Carros elétricos desvalorizaram até 37% em 2023; veja o ranking

Levantamento da KBB aponta que BMW i3 é o modelo que mais desvalorizou entre os elétricos; dados comparam janeiro e dezembro deste ano

Vagner Aquino, especial para o Estadão

24 de dez, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

elétricos
Desvalorização não pode ser o único indicador para a compra, afinal, deve-se levar em conta pontos como autonomia e custo de manutenção
Crédito:Vagner Aquino/Especial para o Estadão

Pesquisa da consultoria automotiva Kelley Blue Book (KBB), a pedido do InfoMoney, aponta que os carros elétricos sofreram forte desvalorização do começo do ano para cá. De acordo com os dados, a depreciação dos valores passa dos 37%.



Isso, a princípio, se deve, segundo a KBB, à forte concorrência entre as montadoras, com a entrada de fabricantes chinesas no mercado brasileiro, como BYD e GWM. “Com isso, o patamar inicial de preços sofreu queda, com modelos sendo encontrados a partir de R$ 120 mil”, relata reportagem da InfoMoney.

Trocando em miúdos, as fabricantes que já atuavam no País se viram obrigadas a baixar os preços a fim de manter a competitividade. Para se ter ideia, o chamado “efeito Dolphin” resultou em reduções de até R$ 100 mil nos preços dos carros elétricos nos últimos meses.

Publicidade


elétricos
BYD Dolphin (Vagner Aquino/Especial para o Estadão)

Não foi só o Dolphin

E não foi apenas o Dolphin quem causou baixa nos preços dos rivais. A pré-venda do Volvo EX30, no começo de junho, chegou bastante agressiva. O SUV da marca sueca chegou, então, com preço inicial de R$ 230 mil – o mesmo de SUVs a combustão. Para completar, estreou o ORA 03, da (também chinesa) GWM, pelo mesmo valor de R$ 150 mil cobrados pelo Dolphin.

Para se ter ideia, o impacto disso foi tão grande que o Hyundai Kona EV, por exemplo, que custava R$ 289.990 baixou para R$ 189.990 (-R$ 100 mil). Hoje, por fim, a versão elétrica do modelo não se encontra no site da fabricante. A princípio, hoje é possível encontrar na categoria boas opções até entre os mais baratos, em uma faixa de preço que flutua entre R$ 120 mil e R$ 150 mil.


Veja os 15 carros elétricos que mais desvalorizaram no País entre janeiro e dezembro:

  • BMW i3 Unique Forever: de R$ 351.185 (janeiro) para R$ 220.885 (dezembro de 2023) -37,1%
  • BMW i3 Full: de R$ 338.250 (jan) para R$ 224.529 (dez) -33,6%
  • JAC E-JS4: de R$ 263.576 (jan) para R$ 176.640 (dez) -33%
  • JAC IEV 20: de R$ 169.050 (jan) para R$ 114.450 (dez) -33%
  • Volvo XC40 Pure: de R$ 397.950 (jan) para R$ 273.430 (dez) -31,3%
  • Nissan Leaf Tekna: de R$ 296.998 (jan) para R$ 205 mil (dez) -31%
  • Fiat 500e Icon: de R$ 261.341 (jan) para R$ 186.500 (dez) -28,6%
  • Caoa Chery iCar: de R$ 149.240 (jan) para R$ 113 mil (dez) -24,3%
  • Renault Kwid E-Tech: de R$ 146.255 (jan) para R$ 112.300 (dez) -23,2%
  • Chevrolet Bolt EV Premiere: de R$ 327.355 (jan) para R$ 253.184 (dez) -22,7%
  • Mini Cooper S E Top Collection: de R$ 281.973 (jan) para R$ 219.325 (dez) -22,2%
  • Audi e-tron GT RS: de R$ 1.064.640 (jan) para R$ 828.459 (dez) -22,2%
  • Renault Zoe Zen: de R$ 203.965 (jan) para R$ 159.266 (dez) -21,9%
  • Audi e-tron Performance: de R$ 612.910 (jan) para R$ 494.250 (dez) -19,4%

Cabe ressaltar que alguns desses modelos saíram de linha, o que, no entanto, cotribui para a desvalorização. O BMW i3, por exemplo, deixou as linhas de produção na Alemanha em julho de 2022. Hoje, quem ocupa a vaga é o SUV iX1. O JAC IEV 20 também foi descontinuado, dando lugar ao E-JS1, que é mais moderno. Por fim, o Bolt EV já chegou com aposentadoria anunciada pela GM.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião