Você está lendo...
Cruze, Cerato, Captur, F-Type: carros que vão sair de linha em 2023
Notícias

Cruze, Cerato, Captur, F-Type: carros que vão sair de linha em 2023

Kia já interrompeu as vendas do sedã Cerato no Brasil; carros como Chevrolet Cruze e Renault Captur devem sair de linha até o final do ano

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

02 de ago, 2023 · 8 minutos de leitura.

Publicidade

carros
Modelos devem deixar mercado brasileiro até o final de 2023
Crédito:Chevrolet/Kia/Renault/Jaguar

Todos os anos são marcados por idas e vindas no mercado automotivo. E em 2023 não está sendo diferente. Mas, o número de despedidas, por enquanto, está muito menor quando comparado ao tanto de lançamentos. No Brasil, carros como VW Polo Track, Chevrolet Montana, Ford Ranger, RAM Rampage, Honda Civic e Nissan Versa marcaram presença entre as novidades. Já nas despedidas, a maioria dos modelos já tem aposentadoria esperada como, por exemplo, o Renault Captur, que dará lugar a um novo SUV.



Veja os carros que vão sair de linha em 2023

Kia Cerato

kia cerato carros
Divulgação/Kia Motors

Há cerca de 10 anos, a Kia planejava abrir uma fábrica no Brasil e o Cerato era o grande cotado para ganhar produção nacional. Entretanto, esse plano nunca saiu do papel. Pois agora, o sedã está se despedindo oficialmente do mercado brasileiro. O modelo, inclusive, já não faz mais parte do catálogo da marca sul-coreana.

Publicidade


Por aqui, o Cerato era estava disponível como ano/modelo 2021/2022. Nos preços, partia de R$ 136.490 na versão de entrada EX e chegava a R$ 152.190 na configuração topo de linha, a SX. Após a descontinuação do sedã, a Kia passa a contar apenas com a minivan Carninal, os SUVs Stonic, Niro e Sportage, bem como o utilitário Bongo no catálogo.

Renault Captur

Captur
Renault/Divulgação

Conforme antecipado pelo Jornal do Carro, o Renault Captur está prestes a deixar a linha de produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR). O SUV, que estreou no mercado brasileiro em 2017, nunca chegou a emplacar números excelentes. No entanto, o grande problema surgiu com a guerra da Rússia com a Ucrânia. Afinal, muitas peças eram importadas das fábricas russas, que encerraram operação no País.


Além dele, espera-se também a aposentadoria do sedã Logan, que despenca cada vez mais nas vendas. Até o sexto mês do ano, o modelo emplacou 1.366 unidades.

Chevrolet Cruze

cruze linha carros
Divulgação/Chevrolet

A Chevrolet já confirmou que o Cruze sairá de linha em 2023. O modelo, disponível nas versões hatch e sedã, deixará de ser feito na fábrica de Santa Fé, na Argentina. Cabe dizer que o Cruze tem mais de 12 anos de trajetória no Brasil. Atualmente, parte de R$ 149.390, de acordo com o site da marca da gravata dourada.


Seja como for, o modelo está com seus dias contados. Afinal, somando as duas carrocerias, o Cruze vendeu apenas 632 unidades no mercado brasileiro. Assim, o fim é iminente. No entanto, o médio deve dar lugar a um SUV inédito.

Bolt EUV

Chevrolet Bolt EUV
Chevrolet/Divulgação

Recém-lançado no Brasil, o Chevrolet Bolt EUV já vai sair de linha. O SUV elétrico, derivado do hatch, foi lançado em maio com preço de R$ 279.990. Entretanto, pouco antes da estreia, a CEO gloval da General Motors, Mary Barra, estava anunciando o fim do modelo.


O motivo é o compromisso da marca em investir na plataforma Ultium. Entretanto, o grupo brasileiro seguiu com o lançamento do Bolt EUV como uma espécie de prévia para os próximos modelos da marca, o Equinox EV e o Blazer EV. Ambos devem chegar no Brasil já nos próximos meses em valores mais elevados.

Jaguar F-Type

Jaguar F-Type 75
Jaguar/Divulgação

A Jaguar vai parar de produzir carros com motor a combustão a partir de 2025. Dessa forma, preparou uma despedida em grande estilo para o esportivo F-Type que, por ora, terá a produção encerrada na Europa. Seja como for, para marcar o fim do modelo a gasolina, a marca lançou uma série especial batizada de 75. O modelo chega ao Brasil em apenas 14 unidades, com preço de R$ 612.977.


Para o Brasil, o F-Type 75 vem na versão R-Dynamic com motor 2.0 turbo de quatro cilindros e injeção direta de gasolina. São 300 cv de potência e 40,8 mkgf de torque a partir das 1.500 rpm. O câmbio é automático de oito marchas, com conversor de torque.

Chevrolet Camaro

Camaro linha carros
Chevrolet/Divulgação

A Chevrolet também vai tirar de linha o Camaro, que fez muito sucesso no mercado brasileiro. Entretanto, já não é mais assim há algum tempo. Dessa forma, de acordo com a montadora, a produção da última unidade do modelo com motor a gasolina será feita em janeiro de 2024. Seja como for, rumores confirmam que o esportivo vai deixar de existir apenas em versões a combustão. Afinal, a marca pretende regressar o nome Camaro em configurações 100% elétricas.


Ford Mustang

Ford Mustang Mach 1 carros
Ford/Divulgação

Na mesma linha, outro que vai deixar de existir no Brasil é o Ford Mustang. Inclusive, segundo a montadora, o que resta são apenas os carros em estoque. Há uma nova geração em produção nos Estados Unidos. No entanto, não há nenhuma previsão de chegada ao Brasil. Dessa forma, o Mustang vai se despedir por ora do mercado brasileiro.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Chevrolet Montana RS: como é a versão esportiva da picape
Deixe sua opinião