Rafaela Borges
Nem sempre o ranking de vendas, que costuma ser usado pelas montadoras para alardear seus resultados, traduz a preferência do consumidor “comum”. Cerca de 20% dos automóveis e comerciais são emplacados para pessoas jurídicas, que em geral compram em grande quantidade e diretamente da fábrica.
“Nas vendas para empresas, o emocional não conta, e sim a negociação com a montadora e os custos, que incluem seguro e manutenção”, afirma o consultor da ADK Automotive, Paulo Roberto Garbossa. “No caso da chamada pessoa física, a emoção é um dos fatores principais na hora da escolha. Para elas, o desenho do carro é primordial.”
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Ao separar os números de vendas para pessoas físicas e jurídicas, muitos “gigantes” do ranking estão longe de ser os queridinhos do consumidor final. É o caso, por exemplo, da picape Chevrolet S10. No primeiro trimestre deste ano, descartando os emplacamentos para frotistas, a líder das picapes médias ficou atrás da Toyota Hilux.
Já Fox e Fiesta estão entre as preferências do consumidor comum. A exemplo do que ocorre no ranking geral, nos emplacamentos para pessoas físicas o Volkswagen ocupa a terceira colocação no acumulado do trimestre. Mas a diferença entre ele e os dois primeiros colocados, VW Gol e Fiat Uno, é bem menor nesta segunda lista.
No caso do Ford, o hatch é o sexto colocado quando se considera apenas as vendas para o consumidor final. No quadro geral, ele está em nono lugar.
Há curiosidades entre as marcas. Sem as vendas para frotistas, a Fiat é a terceira no ranking de carros de passeio, atrás de Volkswagen e Chevrolet. Nos emplacamentos totais, a marca é segunda.
Ainda entre os automóveis, a Renault aparece em quarto no ranking de pessoas jurídicas, à frente da Ford. Também nas vendas para frotistas, mas na lista de comerciais leves, a chinesa Hafei está entre as dez mais. É nona.