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Chevrolet começa 2017 com preços mais altos
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Chevrolet começa 2017 com preços mais altos

Com exceção do Cruze LT sedã, todos os modelos tiveram as tabelas reajustadas. Preços chegam a R$ 113.090

01 de jan, 2017 · 4 minutos de leitura.

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 Chevrolet começa 2017 com preços mais altos
Hatch e sedã mais baratos da GM agora partem de R$ 40.290 e R$ 44.390, respectivamente

Quem quiser começar o ano novo com um Chevrolet zero-km na garagem deve se preparar para um gasto maior. A montadora reajustou os preços de toda a sua linha vendida no País, com exceção do Cruze LT, versão de entrada do sedã médio.

Com os aumentos, o Onix Joy, versão com visual antigo que hoje é o modelo mais barato da marca, passou a partir de R$ 40.290, acréscimo de R$ 1.300 sobre a tabela anterior. Aumento idêntico foi aplicado à versão de topo do hatch, Activ, que agora custa R$ 63.590.

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Já o Prisma Joy, três-volumes mais em conta da GM, foi reajustado em R$ 1.400, para R$ 44.390.

Não ficou de fora dos aumentos nem mesmo o Cruze hatch, que mal chegou às concessionárias. Na opção de topo, LTZ, o aumento foi de R$ 2.100 e o preço agora chega aos R$ 113.090.

Confira abaixo os novos preços da linha 2017 da Chevrolet:


ONIX

Joy 1.0 – R$ 40.290 (antes, eram R$ 38.990)
LT 1.0 – R$ 45.590 (R$ 44.890)
LT 1.4 câmbio manual – R$ 50.690 (R$ 49.590)
LT 1.4 automático – R$ 55.790 (R$ 54.790)
LTZ 1.4 câmbio manual – R$ 55.690 (R$ 54.490)
LTZ 1.4 automático – R$ 60.890 (R$ 59.790)
Activ 1.4 câmbio manual – R$ 58.490 (R$ 57.190)
Activ 1.4 automático – R$ 63.590 (R$ 62.290)

PRISMA


Joy 1.0 – R$ 44.390 (antes, eram R$ 42.990)
LT 1.4 câmbio manual – R$ 54.890 (R$ 53.690)
LT 1.4 automático – R$ 60.190 (R$ 58.990)
LTZ 1.4 câmbio manual – R$ 59.990 (R$ 58.690)
LTZ 1.4 automático – R$ 65.990 (R$ 64.690)

COBALT

LTZ 1.8 câmbio manual – R$ 62.990 (antes, eram R$ 62.190)
LTZ 1.8 automático – R$ 67.690 (R$ 66.690)
Elite 1.8 automático – R$ 69.990 (R$ 68.990)


SPIN

LS 1.8 – R$ 58.790 (antes, eram R$ 57.990)
LT 1.8 câmbio manual – R$ 62.290 (R$ 61.490)
Advantage 1.8 automático – R$ 67.990 (R$ 66.990)
LTZ 1.8 câmbio manual – R$ 68.590 (R$ 67.990)
LTZ 1.8 automático – R$ 72.890 (R$ 71.990)
Activ 1.8 automático – R$ 71.890 (R$ 69.990)

CRUZE SPORT6 (hatch)


LT 1.4 Turbo – R$ 91.790 (antes, eram R$ 89.990)
LTZ 1 1.4 Turbo – R$ 103.290 (R$ 101.190)
LTZ 2 1.4 Turbo – R$ 113.090 (R$ 110.990)

CRUZE (sedã)

LT 1.4 Turbo – R$ 89.990 (não teve aumento)
LTZ 1 1.4 Turbo – R$ 99.890 (antes, eram R$ 96.990)
LTZ 2 1.4 Turbo – R$ 109.790 (R$ 107.450)


MONTANA

LS 1.4 – R$ 46.490 (antes, eram R$ 45.550)
Sport 1.4 – R$ 56.490 (R$ 55.550)

Atualizado em 02/01/2017, às 18h45


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.