A General Motors fez uma mudança importante na gama da Chevrolet disponível na China. A montadora deixa de vender no país oriental o Onix sedã, que no Brasil é chamado de Onix Plus. Aqui, o modelo é o sedã mais vendido do mercado nacional com folga – e muito à frente de concorrentes como Fiat Cronos, Hyundai HB20S e VW Virtus. Pois, em seu lugar, a GM lança o Monza em versão híbrida, com consumo médio de 21 km/l de gasolina, bem próximo do que faz o Toyota Corolla híbrido flex no Brasil.
O modelo, feito na plataforma D2XX, do Cruze, é oferecido no mercado chinês com dois tipos de motorização. O primeiro deles, um 1.5 aspirado, movido a gasolina, com 16 válvulas, potência de até 109 cavalos e 14,3 mkgf de torque. A transmissão é manual ou automatizada de dupla embreagem. Ambas, com seis marchas.
Na sequência, as versões mais caras contam com o 1.3 turbo com sistema híbrido leve, com unidade elétrica de 48 volts. Em dados, tem 163 cv e 23,4 mkgf. O câmbio é automático de dupla embreagem e, também, seis marchas. A ideia é, portanto, baixar consumo e índices de emissões e poluentes. A média, de acordo com o ciclo chinês CLTP é de de 21 km/l. Mais especificamente, o Monza faz 17 km/l, na cidade, e 20 km/l, na estrada.
Visual
Vendido na China desde 2018, o Monza passou a tomar o lugar do Cruze em 2020. Agora, com a reestilização que ganhou no ano passado, tem certa semelhança com o Onix Plus nacional. Principalmente, quando se foca na silhueta e quando é visto de traseira. A parte dianteira, entretanto, difere bastante. A grade toma boa parte da zona inferior do para-choque e os faróis têm formato mais estreito.
Em medidas, o Monza tem 4,66 metros de comprimento e entre-eixos com 2,64 metros. Aliás, o interior é bem mais moderno que o Onix Plus e até que o nosso Cruze. Em cima do painel, há uma tela grande que divide quadro de instrumentos e central multimídia. Cada uma com 10,25″ – tem a mesma pegada do Tracker RS vendido no país asiático. No mais, tem boa lista de equipamentos, como carregador de smartphones por indução, aquecimento para os bancos dianteiros e freio de estacionamento por botão.
A princípio, cabe salientar que a GM não deve vender o Monza por aqui. Além de não fazer sentido substituir o Onix Plus, que é um sucesso, o Monza usa plataforma desatualizada e não há planos de a marca investir em motor híbrido no Brasil. Para quem não se lembra, a GM quer ir direto para os modelos elétricos e, assim, já começou, com a dupla Bolt EV e Bolt EUV.