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Chevrolet Prisma é flagrado em testes
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Chevrolet Prisma é flagrado em testes

Sedã e o hatch Onix serão reestilizados ainda este ano; motores também recebem melhorias

07 de jun, 2016 · 3 minutos de leitura.

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 Chevrolet Prisma é flagrado em testes
Prisma terá mesmas mudanças que o Onix, novas lanternas e frente renovada por completo

A Chevrolet não faz questão de esconder que está prestes a mudar seus líderes de audiência, Onix e Prisma. Depois do hatch que já foi flagrado algumas vezes pelas ruas de São Paulo, é a vez do Prisma.

O modelo foi visto na zona sul de São Paulo e mesmo camuflado, é possível ver que as lanternas continuam com o mesmo formato, mas que terão nova disposição das luzes. O para-choque deve ganhar uma reestilização.

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Na frente é onde serão concentradas a maior parte das mudanças da linha. O Prisma ficará com visual mais próximo ao do Cruze, e de acordo com a nova linguagem visual da marca. os faróis ficarão afilados, bem como a grade superior. Mudam também capô e para-choque dianteiro.

Por dentro, o modelo terá novo acabamento – de mais qualidade – para deixá-lo competitivo frente a rivais que mudaram recentemente, como Hyundai HB20 S e Volkswagen Voyage. A central multimídia MyLink chega a uma nova geração com integração ao Android Auto e Apple CarPlay, que permite controlar aplicativos do smartphone, além do sistema OnStar de auxílio ao motorista em navegação, busca e bloqueio do veículo, entre outros.

O motor 1.0 três cilindros não chega agora ao sedã. Por enquanto, ele mantém os propulsores 1.0 de até 80 cv e 1.4 quatro-cilindros de até 106 cv, mas com melhorias visando a economia. Também com esse foco, a GM vai substituir a direção hidráulica por elétrica, como fez na S10. Os câmbios, manual de cinco marchas e automático de seis, serão mantidos.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.