Você está lendo...
Chrysler quer produzir Cherokee no Brasil
Mercado

Chrysler quer produzir Cherokee no Brasil

Com a compra da marca americana pela Fiat, fabricante estuda novas maneiras de atuar no País

12 de jan, 2014 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Chrysler quer produzir Cherokee no Brasil
Jeep Cherokee

Detroit, EUA – A Chrysler está estudando a produção de dois modelos no Brasil. Um deles é a nova geração do Jeep Cherokee, que chega ao Brasil, importado, em meados deste ano – a previsão é junho.

O outro é um utilitário de menor porte, igualmente da Jeep – uma das marcas do Grupo Chrysler -, ainda em fase de desenvolvimento. “Seria um produto adequado ao País”, disse o diretor geral da Chrysler, Luiz Tambor.

Publicidade


Recentemente, a Fiat anunciou que assumiu o total controle das ações da Chrysler. A aquisição vai se refletir na operação das duas marcas no Brasil – hoje a americana é apenas importadora, enquanto a outra é fabricante.

Segundo estudos da Chrysler, o mais vantajoso no momento seria a marca americana passar a atuar no Brasil como uma empresa do Grupo Fiat – o que não ocorre hoje. Desta forma, poderia usar a cota de importação de modelos sem IPI extra a que tem direito a italiana, maior vendedora de carros do País.

Atualmente, a Fiat oferece Brasil, na linha de importados, apenas carros trazidos do México. A cota estipulada para ar importações deste país é diferente da determinada por meio do regime Inovar-Auto, que determina IPI maior para veículos estrangeiros que não atendam seus requisitos, com exceção de mexicanos e modelos feitos no Mercosul.


Para a Chrysler, seria bom negócio, já que importa modelos de EUA e Canadá – além do México.

Por outro lado, a marca investe pesado na ideia de ter produção local – algo que poderia ser viabilizado com a fábrica da Fiat em Goiana (PE), a ser inaugurada entre o fim deste ano e o início do próximo.

Por causa das regras do Inovar-Auto, ao menos quatro marcas que atuam como importadoras terão produção local: Audi, BMW, Land Rover e Mercedes-Benz;


A decisão da Chrysler sobre sua forma de atuação no Brasil não sairá antes de 2015.

VIAGEM FEIRA A CONVITE DA ANFAVEA


Deixe sua opinião