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Cinco meses após lançamento no Brasil, Jeep Compass chega aos EUA
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Cinco meses após lançamento no Brasil, Jeep Compass chega aos EUA

Nos EUA, Jeep Compass tem preços a partir de US$ 22.090, o equivalente a R$ 68.700, na conversão direta

26 de fev, 2017 · 2 minutos de leitura.

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 Cinco meses após lançamento no Brasil, Jeep Compass chega aos EUA
Jeep Compass em exposição no Salão de Detroit, EUA, no início deste ano
Cinco meses após o lançamento no Brasil, a Jeep anuncia agora a chegada do Compass aos Estados Unidos. As entregas às concessionárias devem começar nesta semana.

Nos EUA, o modelo tem preço a partir de US$ 22.090 (R$ 68.700 na conversão direta), para a versão Sport com tração dianteira. A Sport 4×4 foi tabelada em US$ 23.590 (R$ 73.300).

A versão intermediária Latitude custa US$ 25.390 (R$ 79 mil), a Trailhawk sai por US$ 29.690 (R$ 92.300) e a topo de linha, Limited, tem preço de US$ 30.990 (R$ 96.400).

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No Brasil, o Compass está disponível por preços a partir de R$ 101.990 (Sport). A versão Longitude sai por R$ 109.990, a Limited custa R$ 126.990 e a Trailhawk tem preço sugerido de R$ 151.990.

O modelo a ser vendido nos EUA é produzido no México, e vem com motor 2.4 a gasolina. Por enquanto, não há opção do propulsor a diesel.

No Brasil, o modelo tem motor 2.0 flexível (disponível nas versões Sport, Longitude e Limited) e 2.0 a diesel turbo (Longitude e Trailhawk).


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.