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Citroën lança edição especial do Aircross
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Citroën lança edição especial do Aircross

Modelo recebe detalhes da empresa de materiais esportivos Salomon

23 de mar, 2017 · 2 minutos de leitura.

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 Citroën lança edição especial do Aircross
Versão especial terá duas opções de motorização

A Citroën anunciou o lançamento de uma série especial do Aircross. Batizada de Aircross Salomon, o modelo terá detalhes e a assinatura da marca de esportes de aventura Salomon. Disponível em apenas 700 unidades, a linha contará com duas opções de motorização: 300 unidades terão um motor 1.5 flexível de 93 cv e câmbio mecânico e 400 terão propulsor 1.6 VTi Flex Start, de 122 cv, e câmbio automático. Enquanto a primeira opção gera 14 mkgf de torque, a segunda entrega 16 mkgf.

O preço-base para as versões são de R$ 63.435 e R$ 68.515, respectivamente. Ambos terão direção elétrica, suspensão elevada, barras de teto longitudinais, controle elétrico dos retrovisores externos, rodas de liga leve, computador de bordo e central multimídia de série.

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Visualmente, o Aircross Salomon possui monogramas da empresa de esporte nas laterais, decoradas com detalhes em cinza, e na tampa traseira. Na dianteira, o carro tem molduras em outro tom de cinza no acabamento do para-choque e nas luzes diurnas de LED. A versão especial do Aircross estará disponível em quatro cores: branca sólida, cinza metálica, branca perolizada e vermelha metálica.

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Jornal do Carro
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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.