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Citroën para PCD: a versão do Ami, carro que pode ser vendido no Brasil
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Citroën para PCD: a versão do Ami, carro que pode ser vendido no Brasil

Versão voltada ao público PCD, Ami For All tem motor 100% elétrico, acelerador e freio na mão e rampa para facilitar o uso por cadeirantes

Redação

11 de jun, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Citroën revela protótipo para ser dirigido por pessoas com deficiência nos membros inferiores
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A Citroën acaba de apresentar o protótipo Ami For All. Ou seja, uma versão do minicarro Ami feita em conjunto com a Pimas, empresa especializada na adaptação de veículos para o público PCD. Conforme a companhia, o foco são os com deficiência nos membros inferiores, ou paraplegia. A novidade foi o destaque da marca na Autonomic, feira do setor em Paris. A versão adaptada também é 100% elétrica. Ou seja, é igual à convencional, que pode ser vendida no Brasil.

Porém, pode ser guiada por quem usa cadeira de rodas. Conforme o CEO da Citroën, Thierry Koskas, o Ami For All se alinha com à filosofia da linha Ami. Ou seja, de oferecer mobilidade para todos de forma prática e fácil. Nesse sentido, o minicarro é uma ótima opção para viagens curtas, sobretudo em grandes centros urbanos. Por isso, pode ser guiado por adolescentes, idosos e até por quem não tem carteira de habilitação. Seja como for, isso é válido na França.

Modelo pode ser utilizado em viagens curtas e foi adaptado para cadeirantes; Fotos: Citroën

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As vantagens do Citroën Ami para PCD

O veículo tem maior ângulo de abertura da porta e equipamento para a transferência da cadeira de rodas para o assento. Além disso, traz controle de aceleração e frenagem acionado pelas mãos. No mesmo sentido, há pomo giratório no volante. que ajuda na hora de fazer as manobras. Sobretudo com apenas uma das mãos.

Conforme a marca, o Ami For All tem o mesmo sistema propulsor dos demais modelos da linha. Ou seja, a versão para PCD pode chegar a 45 km/h e tem autonomia de até 75 km. Suas baterias de íons de lítio têm 5,5 kWh de capacidade. E podem ser repostas em tomadas de 220 V. Em sistemas rápidos, a recarga é feita em menos de quatro horas, de acordo com a Citroën.

Compacto, Ami é 100% elétrico e, na França, pode ser guiado por quem não tem carteira de habilitação

Ami manteve pedais de freio e acelerador

Segundo a Citroën, o projeto surgiu no programa Star*up, no qual funcionários da Stellantis, que é dona da marca, podem apresentar ideias para soluções de mobilidade. Assim, embora tenha comandos de acelerador e freio próximos ao volante, os pedais foram mantidos no Ami para PCD. Com isso, qualquer pessoa, incluindo quem não tem limitações de movimentos, pode dirigir o carrinho.

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