Você está lendo...
Comportamento: amantes de viagens longas
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Avaliação

Comportamento: amantes de viagens longas

Quebrar a rotina é um dos principais objetivos de quem se aventura por estradas em longas viagens de carro ou moto. Alguns aliam o gosto pela aventura com o trabalho. O fotógrafo Haroldo Nogueira foi de São Paulo a São Luís (MA) para cobrir o Rally...

16 de set, 2012 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Comportamento: amantes de viagens longas

BELISA FRANGIONE

Quebrar a rotina é um dos principais objetivos de quem se aventura por estradas em longas viagens de carro ou moto. Alguns aliam o gosto pela aventura com o lado profissional. É o caso do fotógrafo Haroldo Nogueira, que saiu de São Paulo no dia 8 de agosto a bordo de um Volvo XC60 rumo a São Luís (MA), para cobrir o Rally dos Sertões – que terminou no dia 28.

Publicidade


Após a competição, ele estendeu a viagem pelo Nordeste. Reuniu a profissão com o gosto pela aventura, pois quer juntar as imagens clicadas no livro Caminhos do Brasil. “Não é uma expedição, mas uma viagem em busca de personagens e fotos diferenciadas de um país de contrastes, como é o Brasil”, explica.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

Quem também se aventurou no Rally dos Sertões foi o repórter fotográfico Idário Café. Com uma motocicleta Honda Transalp XV 700, ele percorreu, em dez dias, 5.823 quilômetros de São Luís, no Maranhão, a Fortaleza, no Ceará para retratar a competição.


“Cubro o rali há 15 anos e esta é a terceira vez que vou de moto. É sempre uma experiência inesquecível, desde que seja planejada e que se esteja preparado fisicamente”, diz.

Para a diretora do departamento de psicologia da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Raquel Almqvist, a vontade de viver aventuras faz parte da personalidade de algumas pessoas. Mas ela recomenda que se esteja preparado para todas as adversidades.

“Programe a viagem pensando no que vai levar, por quais lugares passará e até como se prevenir de falhas mecânicas. Tenha pontos de referência, leve aparelhos de navegação e saiba lidar com novidades”, diz.


DA AUSTRÁLIA À RÚSSIA

Percorrer 23 mil quilômetros a bordo de um Volkswagen Touareg. Esse é o objetivo da equipe do piloto alemão Rainer Zietlow, composta por três pessoas.

Eles partiram de Melbourne, na Austrália, no dia 27 de julho, rumo a São Petersburgo, na Rússia. No caminho, já ocorreram alguns percalços.


No segundo dia de viagem, o radiador teve problemas. No quarto, a bateria enguiçou. Mas nada abalou a equipe. “Foi só conectar os fios que tudo funcionou novamente”, disse Zietlow.

Deixe sua opinião