Você está lendo...
Conceitos mostram as vantagens das novas plataformas
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Conceitos mostram as vantagens das novas plataformas

Fotos: Wether Santana/Estadão Luís Felipe FigueiredoDois carros-conceito apresentados no Salão do Automóvel de São Paulo – com chances de ser... leia mais

14 de nov, 2012 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Conceitos mostram as vantagens das novas plataformas

Fotos: Wether Santana/Estadão

Luís Felipe Figueiredo

Dois carros-conceito apresentados no Salão do Automóvel de São Paulo – com chances de ser produzidos no País – apontam novo rumo entre os utilitários-esportivos compactos. Nissan Extrem e Volkswagen Taigun, derivados, respectivamente, da plataforma V (March e Versa) e NSF (do Up, a nova família de compactos da montadora alemã), têm 3,85 metros de comprimento. São 40 centímetros a menos que o Ford EcoSport, pioneiro nesse nicho.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

Publicidade


Além de pequeninos por fora (o que ajuda a diminuir o peso e, assim, o consumo de combustível), são exemplos da versatilidade dessas novas bases. “É o caminho para manter baixos os custos: usar a mesma plataforma para uma extensa família”, explica o consultor da ADK Automotive, Paulo Roberto Garbossa. “Assim se amortiza o custo de desenvolvimento mais rapidamente.”

Primeiro é necessário estabelecer todos os modelos que vão compor a gama e só então desenvolver a plataforma. Adaptar uma base em uso eleva o custo e o resultado não é bom.


Conforme especialistas da indústria, a plataforma é criada para um ciclo de vida médio de 12 anos. Nesse tempo são programadas duas ou até três gerações dos produtos dela derivados – além das atualizações intercaladas entre as mudanças.

Há limitações no compartilhamento de bases. A geometria de suspensão, por exemplo, deverá obedecer ao projeto inicial – nem sempre é possível adaptar um conjunto independente na traseira se o estabelecido for eixo de torção.

Também pode haver restrições quanto à posição (longitudinal ou transversal) e tamanho do motor (número de cilindros e peso), câmbio e tração. Tanto o Extrem quanto o Taigun foram projetados para ter tração dianteira ou 4×4.


Deixe sua opinião