Restam poucas unidades do Chevrolet Cruze Sport6 novas no mercado. Consultando o site da montadora, partindo de São Paulo e esticando a busca para até 2000 km, encontramos menos de 70 unidades do hatch médio, em sua versão RS, única disponível. É importante lembrar que o modelo deixou a linha de montagem na Argentina em 2023, em favor da maior produção do SUV Tracker.
Assim, o mercado de hatches médios acessíveis no Brasil desaparece silenciosamente. Hoje, é possível pensar apenas em modelos esportivos, como Honda Civic Type-R e Toyota GR Corolla, ou modelos premium, como as linhas Mercedes-Benz Classe A, BMW Série 1 e Audi A3.
Modelo é o único hatch médio da Chevrolet no País
No passado, nomes como VW Golf, Chevrolet Vectra GT e Astra, Ford Focus, Fiat Bravo e outros eram sólidas opções no mercado, mas que foram lentamente saindo de linha. Isso se deve ao direcionamento do público, que favoreceu o mercado de SUVs, mais apropriados para as famílias, e com maior altura do solo.
Mas voltando ao Cruze Sport6. Consultando o estoque da GM, vimos preços que iam dos R$ 149.990 até os R$ 171.670, significando que, dependendo da concessionária, existe uma grande variação do valor de tabela do Sport6: R$ 169.670. Para quem deseja pôr as mãos em uma unidade mais barata, é necessária a pesquisa, até em outros estados.
Seja como for, o modelo gradualmente vai se despedindo do mercado brasileiro, e o ritmo de emplacamentos deixa isso claro. Em 2021, o hatch registrou 1.733 emplacamentos, e em 2022, marcou 1.398 novas unidades. No ano passado, a queda foi mais vertiginosa, com apenas 433 unidades.
Movido pelo motor 1.4 turbo de 153 cv de força e 24,5 mkgf de torque, acoplado ao câmbio automático de seis velocidades, tinha como destaques os itens de série. Vendido em versão única RS, de visual esportivo, oferece itens como rodas de 17 polegadas, teto solar, seis airbags e central multimídia MyLink com Wi-Fi nativo.
Cruze Sport6 chegou para substituir Vectra GT
O Sport6 chegou ao Brasil em 2012, para ocupar o lugar de outro hatch, o Vectra GT, que nunca decolou no País. Na primeira fase, usava um conjunto 1.8 de 144 cv de potência, e 18,8 mkgf de torque. Sua segunda geração chegou em 2017, com o atual motor 1.4 turbo, e a transmissão automática de seis velocidades. Por fim, atualmente, o modelo não terá nenhum sucessor na GM.
O Jornal do Carro também está no Instagram!