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Cuidados com a lubrificação da motocicleta
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Cuidados com a lubrificação da motocicleta

São muitos os mitos que envolvem a troca do óleo. Efetuar o serviço de acordo com as recomendações do manual do veículo é forma correta ajuda a manter a durabilidade do motor. Especialistas indicam também a verificação do nível uma vez por semana

18 de jul, 2011 · 4 minutos de leitura.

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 Cuidados com a lubrificação da motocicleta

MARCELO FENERICH

Verificar o nível do óleo semanalmente – e completá-lo, se necessário, de acordo com as recomendações contidas no manual da motocicleta – é a forma mais adequada para garantir o bom estado de conservação do motor. O lubrificante é o elemento que mais afeta o desempenho e a durabilidade do propulsor de um veículo.

Entretanto, há muitos mitos sobre esse serviço, que geram dúvidas a respeito da hora certa de trocar o óleo e do lubrificante ideal a utilizar. Diversos motociclistas acreditam que é o correto substituir o fluido até a metade do nível recomendado.

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Outros dizem que a troca deve ser feita a cada 1.000 km rodados. Há também aqueles que fazem o serviço uma vez por semana. “Essas ideias vêm da década de 1980, quando os óleos duravam menos. Agora, com a evolução da tecnologia, o lubrificante tem prazo bem maior”, explica o instrutor técnico da Yamaha Motor Alexandre Hernandes.

Segundo ele, nas motos de baixa cilindrada da marca a empresa recomenda a troca do óleo a cada 3.000 km – exceto na primeira substituição, que deve ser feita aos 1.000 km, junto com a revisão.

A validade do fluido é outro fator a ser levado em conta. Após sair da embalagem, o lubrificante dura seis meses. Mesmo que a motocicleta não rode a quilometragem indicada no manual, depois desse período o óleo deve ser substituído.


Funções
Cada óleo possui porcentuais de aditivos que visam, basicamente, inibir a formação da borra. Outras funções são diminuir a espuma provocada pela agitação do fluido – aumentando a eficiência da lubrificação – e controlar a viscosidade.

“Na hora de trocar o lubrificante, é imprescindível também verificar a necessidade de substituição dos filtros de óleo e ar da motocicleta”, aconselha o engenheiro do departamento de Relações Institucionais da Honda, Alfredo Guedes. “Esses componentes também devem ser trocados conforme recomendação da fabricante.”


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