Você está lendo...
Detran de SP alerta sobre mensagens falsas
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Detran de SP alerta sobre mensagens falsas

Órgão afirma que não se comunica com motoristas por meio de correio eletrônico ou mensagens no celular

16 de mar, 2015 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Detran de SP alerta sobre mensagens falsas

O Detran de São Paulo está alertando para o envio de e-mails e SMS falsos para endereços e números de contribuintes. Para chamar atenção, geralmente as mensagens indicam prováveis notificações de multa, que poderiam ser verificadas on-line. No entanto, os links enviados contém virus que podem danificar computadores, telefones ou tablets, além de poderem copiar informações pessoais das pessoas.

O órgão afirma que se comunica com os contribuintes apenas pelos Correios, através dos endereços de cadastro dos veículos. O Detran esclarece que não há qualquer “Sistema Integrado de Estradas e Rodagens/SIER” e que o termo GRAVAME, citado no texto, nada tem a ver com infrações de trânsito (e sim com veículos financiados).

Publicidade


Há um segundo e-email circulando que informa sobre a suspensão da CNH após o motorista supostamente ter atingido 21 pontos. O “extrato” das multas viria num link anexado à mensagem. Para isso, o Detran também informa que as notificações de suspensão da carteira também são feitas exclusivamente por carta.

Outras mensagens falsas também falam sobre a renovação da CNH, com informações erradas sobre prazos e punições. O correto é que o motorista tem até 30 dias após o vencimento da carteira para renová-la, sob, a partir daí, estar sujeito a multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira, além de apreensão da CNH e do veículo caso não seja apresentado nenhum condutor com a habilitação em dia.

Além disso, há informações falsas sobre a necessidade de retirar o plástico que envolve o extintor de incêndio, sob pena de multa, o que não é apontado pela resolução 157 do Contran, que faz a exigência do equipamento.


Deixe sua opinião