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Dois Ford GT quase zero km vão a leilão nos EUA
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Dois Ford GT quase zero km vão a leilão nos EUA

Superesportivos produzidos pela Ford em 2005 e 2006 não possuem nem dez km somados

Redação

26 de mar, 2018 · 2 minutos de leitura.

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Ford GT 2006/ Divulgação/ Mecum Auctions
Crédito:

Dois Ford GT idênticos e de baixíssima quilometragem vão a leilão nos EUA. Um é de 2005 e tem 4,2 km rodados. O outro, de 2006, andou apenas 3,2 km.

O de 2006 foi vendido por US$ 150 mil (cerca de R$ 495 mil em valores atuais). Sem estimativas para a potencial arrecadação, os superesportivos estarão no leilão de Mecum, em Houston, que ocorre entre 5 e 7 de abril.

Mesmo com donos diferentes, os veículos se mantiveram praticamente intactos e com o mesmo visual durante mais de uma década. Ambos são vermelhos com listras brancas e possuem pinças de freio vermelhas e rodas BBS.

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Potência

O motor dos Ford GT é um V8 de 5,4 litros que produz 557,6 cv de potência. Os carros atingem 100 km/h em apenas 3,3 segundos e têm velocidade máxima de 330 km/h.

O modelo de 2006 tem suas particularidades. Ele ainda tem todo o invólucro de plástico original nos bancos, além de uma cópia do cheque utilizado na compra há 12 anos.

A Ford produziu pouco mais de 4 mil GT. Foram 2.022 em 2005 e 2.011 em 2006, todos comprados rapidamente por encomenda.


Ford GT 2006/ Divulgação/ Mecum Auctions
Ford GT 2006/ Divulgação/ Mecum Auctions

 


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.