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Duelo alemão: BMW M135i enfrenta Audi S3
Comparativo

Duelo alemão: BMW M135i enfrenta Audi S3

Lançados recentemente no País, hatches alemães preparados por suas fábricas se enfrentam

01 de out, 2014 · 8 minutos de leitura.

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 Duelo alemão: BMW M135i enfrenta Audi S3
Lançados recentemente no País, BMW M135i e Audi S3 se enfrentam em duelo alemão

Ser um carro confortável para o uso diário e divertido o suficiente para gerar sorrisos espontâneos em quem os guia. Esta é a receita adotada pelos modelos deste comparativo, Audi S3 e BMW M135i, ambos com apelo esportivo. Eles são levemente preparados por suas fabricantes, mas não trazem tudo o que as marcas podem oferecer para deixá-los mais apimentados.

Alemães, Audi e BMW custam R$ 205.500 e R$ 209.950, respectivamente. Mesmo ligeiramente mais caro, o M135i tem atributos que lhe garantiram a vitória na disputa.

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Dono de um entre-eixos maior, o hatch BMW se destaca por acomodar melhor quatro adultos, ainda que os dois não sejam amigáveis ao quinto passageiro, principalmente por causa do túnel central alto. Seu porta-malas, de 360 litros, supera em 20 litros o do S3.

Os dois têm bancos esportivos e oferecem boas posição de guiar e empunhadura do volante. O BMW é mais dedicado ao motorista, já que todo o painel central fica inclinado em sua direção, o que facilita a leitura das informações na tela.
No acabamento interno a qualidade de ambos é ótima, mas o Audi tem requinte superior e seu painel de instrumentos é mais fácil de ler.


Na cesta de peças, o M135i tem valores maiores. São R$ 16.576, ante os R$ 12.403 das cotações do S3. No modelo da Audi, o destaque negativo é o para-choque, que custa R$ 6.500.

O contra-ataque vem no seguro. Em média, o do M135i é 30% mais barato. Nas companhias pesquisadas, a apólice mais em conta para o S3 foi de R$ 13.667. Do BMW, o menor valor foi de R$ 11.422.


Rodando, M135i leva uma boa vantagem – O motor do M135i tem números bem maiores que os do S3. Seu 3.0 de seis cilindros com turbo gera 320 cv, ante 280 cv do 2.0 de quatro cilindros do Audi. No torque, são 45,8 mkgf para o Audi, entregues em rotação mais baixa que os 38,7 mkgf do concorrente.

Ainda assim, ambos precisam de apenas 4,9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, de acordo com suas fabricantes. A vantagem do Audi é a tração integral – a do rival é traseira.

Os dois oferecem modos de condução econômico, normal e esportivo, que alteram as respostas de direção e acelerador. O BMW ainda traz uma quarta opção, que reduz a assistência à estabilidade.


O câmbio do M135i é melhor. Automático de oito marchas, é tão rápido quanto o automatizado de duas embreagens e seis velocidades do S3. E quando a ideia é rodar de maneira comportada, as caixas de ambos são capazes de manter o motor girando baixo.

Nas curvas, os dois são firmes e apresentam pouca rolagem de carroceria. O Audi tende a sair de frente, enquanto o BMW se mostra mais equilibrado. Em piso ruim, o acerto de suspensão do M135i é melhor, pois não maltrata tanto quanto a rigidez extrema do S3.


Poderosos, os freios são mais graduais no BMW, enquanto exageram na maneira com que pinçam os discos do Audi.
A direção dessa dupla tem respostas diretas e precisas. A do BMW é superior ao oferecer ângulos de esterço maiores, o que facilita as manobras em locais muito apertados.

Opinião – Na hora de passar a régua que divide a esportividade do conforto que um carro com preparação leve precisa oferecer, o BMW é superior. O acerto de suspensão, por exemplo, atende melhor os dois lados da equação, além de sua carroceria, com jeito de hatch de verdade, e não de uma quase minivan (como ocorre com o Audi) agradar mais. Ter um interior mais espartano mostra que não é a visão o sentido que o M135i pretende aguçar mais no motorista, mas a audição: o som de seus seis-cilindros funcionando empolga. Já a tração traseira o deixa mais divertido de guiar. Apesar da derrota, o Audi tem muitos méritos. A começar pelo preço sugerido mais em conta. Seu acabamento interno caprichado é também mais condizente com um carro para quem está disposto a desembolsar mais de R$ 200 mil.



BMW M135i
PRÓS
TREM DE FORÇA
Conjunto motor e câmbio do BMW se destaca pelo bom acerto e a garantida diversão durante a direção
CONTRAS
ACABAMENTO
Até o fã mais entusiasta da marca não há de concordar com um aspecto tão espartano em um carro desse preço

AUDI S3
PRÓS
ACABAMENTO
Por ser mais requintado e elegante, interior do Audi se destaca aos olhos de quem desfruta de sua cabine
CONTRAS
SEGURO
As cotações apuradas para o modelo da Audi são, em média, 30% mais altas que as do concorrente


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