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Eis o novo Ford Ka Sedan
Lançamentos

Eis o novo Ford Ka Sedan

Modelo terá motores 1.0 e 1.5; estreia deve ocorrer antes de outubro

02 de fev, 2014 · 3 minutos de leitura.

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 Eis o novo Ford Ka Sedan
Ford Ka Sedan foi mostrado na Índia

A configuração sedã do Ka Concept foi mostrada oficialmente nesta segunda-feira, em São Paulo, logo após a apresentação do New Figo Sedan no Salão de nova Déli, na Índia. O projeto brasileiro, desenhado na fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, é um pouco maior que o modelo indiano. As lanternas também são maiores.

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De acordo com a Ford, tanto a versão sedã como a hatch, esta apresentada em novembro passado, serão lançadas no País antes do Salão de São Paulo, programado para outubro. O Ka Sedan foi exibido em um espaço de festas na zona sul da capital, todo feito em fibra. O interior não apresenta nenhum detalhe.Como opção de motores, a nova família Ka terá versões 1.0 e 1.5.

Terceiro produto global desenvolvido no Brasil, o Ka Sedan será destinado a mercados emergentes. O modelo será construído sobre a plataforma da marca destinada ao segmento de carros compactos. O Figo Concept, segundo informações da montadora, traz sistema multimídia com GPS, rádio com CD Player e MP3, além de conexão com smartphones.






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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.