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Elétrico BMW usará fibra de carbono para baixar peso
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Elétrico BMW usará fibra de carbono para baixar peso

Modelo de uso urbano, que será lançado em 2013 sob nova sub-marca exclusiva (antes, poderá ser mostrado nas Olimpíadas de Londres, em 2012), terá estruturas de alumínio e fibra de carbono. A primeira formará sua base; a segunda, o habitáculo

28 de jul, 2010 · 4 minutos de leitura.

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 Elétrico BMW usará fibra de carbono para baixar peso

LUÍS FELIPE FIGUEIREDO

Munique (Alemanha) – Olhe bem para a peça logo abaixo, o atual suporte do para-choque do esportivo BMW M6. Preste atenção em sua aparência: o componente é feito de fibra de carbono (o nome completo é plástico reforçado por fibra de carbono) e sua vantagem é pesar metade do equivalente de aço. A fibra de carbono é um dos principais pilares da BMW no desenvolvimento de seu novo carro elétrico, o Megacity Vehicle, que será lançado em 2013.

Suporte de fibra: metade do peso do de aço (Fotos: Divulgação)

Suporte de fibra: metade do peso do de aço (Fotos: Divulgação)

Esse modelo, que poderá ser mostrado nas Olimpíadas de Londres, em 2012, é tão importante para a fabricante alemã que uma sub-marca será criada para ele. Além disso, o Megacity dará origem a uma família de veículos, com diversos derivados.

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Estruturas de alumínio e fibra serão coladas uma à outra

Estruturas de alumínio e fibra serão coladas uma à outra

Desenvolvido para grandes centros urbanos e com quatro lugares, ele combinará duas estruturas – uma de alumínio e outra de fibra. A primeira formará a base do carro, acomodando a bateria e suportando as suspensões.

Bateria terá carcaça à prova d'água e de fogo

Bateria terá carcaça à prova d’água e de fogo

A essa parte será colada a estrutura de fibra de carbono que é 30% mais leve que o alumínio, segundo a BMW. Ainda assim, o material é cinco vezes mais rígido que o aço, predominante em grande parte das carrocerias dos modelos atuais. Outras vantagens da fibra são a grande absorção de energia por suas tramas, o que reduz os impactos nos ocupantes, e o fato de não sofrer corrosão.

Cerca de 100 células de íons de lítio comporão a bateria

Cerca de 100 células de íons de lítio comporão a bateria

Seu reparo é mais fácil que o do aço. Basta, segundo os engenheiros da BMW, recortar a parte afetada e colar um remendo, por exemplo. Isso poderá ajudar a reduzir os preços dos seguros. O alto custo de produção é a principal desvantagem do material. O motor elétrico do Megacity terá potência de “mais de 100 kW (cerca de 136 cv)”, conforme a BMW. O sistema de recuperação de energia é outro ponto principal, capaz de aumentar a autonomia em até 20%. A tração do modelo será traseira.


Viagem feita a convite da BMW

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