Você está lendo...
Está chegando a era do ‘cockpit’ virtual
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Tecnologia

Está chegando a era do ‘cockpit’ virtual

Objetivo dos novos painéis é dar mais segurança e comodidade

28 de out, 2015 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

 Está chegando a era do 'cockpit' virtual

Não, os carros do futuro não serão 100% virtuais. Mas, sim, esse tipo de tecnologia já é realidade e está sendo aprimorado para aumentar o conforto, a segurança e a interação entre homem e máquina.

O painel de instrumentos virtual, que estreou no início da década, no Land Rover Range Rover Vogue, evoluiu tanto que, em breve, poderá, por exemplo, mostrar imagens em 360° do local para onde o veículo está indo – algo parecido com o sistema Street View, da Google.

A novidade estará no F-Pace, da Jaguar (outra marca do grupo Land Rover), que chegará às lojas da Europa e também ao Brasil no ano que vem (aqui por cerca de R$ 300 mil).

Publicidade


O dispositivo é resultado de uma junção de tecnologias de conectividade que combinam o painel virtual com os mapas do navegador GPS. As imagens podem ser projetadas tanto na tela central quanto no painel de instrumentos do veículo.

O recurso tem várias outras funcionalidades, como as presentes no Audi TT, recém-lançado no País, e em outros que estão chegando, caso dos renovados A4 e Q7, também da Audi, e do BMW Série 7.

O motorista escolhe as informações que quer ver, podendo optar também por variáveis como formato e cor. Há desde dados de velocidade e conta-giros até mapas em 3D do navegador.


Precursor do painel virtual, o Head Up Display (HUD) projeta no para-brisa ou em uma tela atrás do volante dados como velocidade e indicações do GPS.

O objetivo é aumentar a segurança, pois o motorista não precisa desviar os olhos da via à frente.

No Audi A4, por exemplo, o novo painel de instrumentos trabalha em conjunto com o HUD. Se o motorista quiser ver apenas os mapas do navegador no quadro principal, poderá checar outros dados, como a velocidade, por meio das imagens projetadas no para-brisa.


Novas tecnologias. Ainda em fase conceitual, o para-brisa virtual da Jaguar Land Rover pode projetar não apenas esse tipo de informação, mas também imagens. Como as faixas indicativas da pista, dando indicações mais precisas sobre qual é o melhor traçado a ser seguido.

De acordo com informações da marca inglesa, essas imagens são em alta resolução e a projeção pode ser feita em 3D. Outra vantagem do sistema é projetar, nos retrovisores externos, imagens captadas por câmeras, dispensando os prosaicos espelhos e proporcionando visão mais precisa.

O grupo inglês também está trabalhando no desenvolvimento do que foi batizado de capô transparente. Um protótipo do sistema foi apresentado em abril do ano passado, durante o Salão de Nova York (EUA). Seu lançamento comercial, contudo, ainda não tem data para ocorrer.


Revelado no modelo conceitual Discovery Vision, essa tecnologia consiste em captar imagens a partir de câmeras instaladas por toda a carroceria e projetá-las no capô do carro. Com isso, o sistema cria a sensação de transparência.

A Land Rover informa que o objetivo desse recurso é permitir que o motorista veja “através” do capô do carro, como se essa peça não existisse ou fosse invisível. Assim, o campo de visão será bastante ampliado.


Deixe sua opinião