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Estradas atuais já apontam para o futuro
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Estradas atuais já apontam para o futuro

Enquanto as rodovias inteligentes ainda não chegaram, veja as soluções que estão disponíveis hoje

21 de out, 2015 · 7 minutos de leitura.

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 Estradas atuais já apontam para o futuro
Rodovia dos Imigrantes tem túneis com detectores automáticos de incidentes, conectados a uma central

Não são apenas os veículos que vêm ganhando tecnologia. As rodovias também estão se aprimorando para receber os frutos dessa evolução, como o fluxo cada vez maior de carros, de modo a garantir segurança para o usuário e por meio do compartilhamento de informações que tornem a viagem cada vez melhor.

No futuro, tudo será facilitado pela conexão fina entre as chamadas rodovias inteligentes e os carros autônomos, que prometem se “entender” sem interferência humana. Por ora, as estradas do País já dão alguns passos rumo ao futuro.

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Ouvimos especialistas e órgãos de trânsito para mapear os recursos disponíveis atualmente, as soluções que estão sendo testadas e a direção para onde as estradas devem nos levar.

AGORA

Monitoramento 24 horas
Câmeras e radares em pontos estratégicos alimentam banco de dados no centro de controle e operação (CCO), que também recebe informações de estações meteorológicas.


Interação com o usuário
Painéis eletrônicos reportam ocorrências na via, para que o motorista possa escolher rotas alternativas. As informações também são veiculadas na internet. O usuário pode acionar o CCO por ligações 0800 (grátis) e “call boxes” (interfones).

Detectores automáticos de incidentes
Presentes em trechos mais “sensíveis”, como os túneis da Rodovia dos Imigrantes, os sistemas detectam casos de movimentações incomuns, como pedestres na via e carros parados, e notificam o CCO para enviar uma viatura ao local.

Fontes alternativas de energia
A luz solar, captada por meio de painéis fotoelétricos, ajuda a abastecer os equipamentos de iluminação e segurança da estrada, que também usa rede elétrica e baterias próprias.


EM BREVE (ATÉ 2020)

Pedágio ponto a ponto
A cobrança não é feita em barreiras, mas por pórticos que se comunicam com dispositivo instalado no veículo. Em vez da tarifa integral, usuário paga por trecho percorrido. Está em testes nas rodovias SP-340 e SP-75, em São Paulo.

Radioestrada
Trata-se de uma emissora FM que informa sobre operações especiais, interdições, ocorrências e localização de pontos de serviço. Fará parte das novas concessões paulistas.


Socorro por veículo multitarefa
A Ecovias (concessionária que atua no Sistema Anchieta-Imigrantes) está testando um protótipo que alia caminhão-pipa, guincho, guindaste e escavadeira. Isso permite fazer diversos tipos de resgate sem ter de acionar vários veículos.

Pavimentação ecológica
Feito com bloquetes entrelaçados, o sistema melhora o escoamento da água, não retém calor e é fácil de manter. Já está em uso em trecho da SP-139, no Vale do Ribeira (SP) – foto abaixo.

META (APÓS 2020)


Avisos automáticos
Estradas inteligentes terão detectores de fibra óptica para monitorar fluxo e ocorrências da via e emitirão avisos para os motoristas com rapidez, sem a mediação de uma central.

Sinalização variável
Placas darão lugar a painéis cujo conteúdo seguirá a necessidade do momento. Limites de velocidade poderão variar, conversões liberadas poderão ser proibidas e o número de faixas de rolamento em cada sentido poderá ser alterado.

Tarifas flutuantes
Valor do pedágio oscilará com a demanda, como forma de distribuir melhor o fluxo de veículos, incentivando o uso da via nos horários mais livres (e baratos).


Conexão com o carro autônomo
Rodovia se comunicará com o carro autônomo e controlará sua velocidade. Os avisos ao motorista serão enviados ao próprio painel do veículo – que também receberá alertas preventivos se for identificada alguma infração de trânsito.


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