Você está lendo...
Estudo aponta queda de confiança na VW
Mercado

Estudo aponta queda de confiança na VW

Pesquisa realizada pela AutoPacific mostra queda de 66% nas opiniões positivas sobre a marca alemã

02 de out, 2015 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Estudo aponta queda de confiança na VW

Um estudo divulgado pela empresa de consultoria de marketing AutoPacific confirmou o que já era de se esperar: depois do escândalo das fraudes nos testes de emissões de poluentes nos Estados Unidos, a confiança do consumidor nos carros da Volkswagen e Audi tem descido ladeira abaixo. Ainda não chegou ao fundo do poço, mas aquele sentimento de admiração pela gigante alemã parece cada vez mais distante: em cada 4 proprietários de automóveis ouvidos pela pesquisa, apenas 1 ainda tinha uma opinião positiva sobre a marca.

O dado torna-se mais preocupante quando se considera que, antes do incidente, no qual descobriu-se que a montadora usava um software para que seus veículos a diesel poluíssem menos durante os testes, a proporção de opiniões abonadoras entre os mesmos proprietários era de 3 entre 4.

Publicidade


De acordo com o relatório da AutoPacific, as empresas do Grupo VW vinham liderando com folga o mercado de automóveis movidos a diesel – 17% dos exemplares da Volkswagen e Audi vendidos em 2014 eram movidos ao combustível fóssil. Não é possível quantificar, ainda, como esse arranhão na imagem da marca poderá afetar suas vendas no próximo ano.

Outras marcas. Vale dizer, no entanto, que esse desgaste não é exclusivo da Volkswagen: 64% dos entrevistados acreditam que outros fabricantes também podem ter manipulado os testes de emissões de seus carros a diesel, e 55% são céticos a ponto de cogitar uma trapaça semelhante para os carros a gasolina.

Além disso, 44% dos consumidores ouvidos acham que o incidente da VW é menos grave que os problemas de qualidade que levaram a diversos recalls de modelos da General Motors. E outros 42% consideram que mais sérios ainda foram os problemas de aceleração involuntária verificados em modelos Toyota.


Deixe sua opinião