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Evite prejuízo com o primeiro carro
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Evite prejuízo com o primeiro carro

Ler o manual do proprietário com atenção antes mesmo de começar a guiá-lo e tomar cuidados rotineiros, como calibrar os pneus, alinhar e o balancear as rodas, trocar óleos e componentes do freio, são as principais recomendações de especialistas

07 de dez, 2011 · 6 minutos de leitura.

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 Evite prejuízo com o primeiro carro

GUILHERME WALTENBERG

A satisfação de ter nas mãos o primeiro veículo pode se transformar rapidamente no desprazer de encarar uma série de prejuízos. Para evitar que isso aconteça, é preciso ter conhecimento, ao menos em tese, sobre a manutenção do carro, o programa de revisões e até aprender a “entender” alguns sintomas de defeito. Ler o manual do proprietário com atenção e tomar cuidados rotineiros, como calibrar os pneus e checar o nível de fluídos, são as principais recomendações de especialistas.

O conselheiro da Associação dos Engenheiros Automotivos (SAE) Francisco Satkunas recomenda a leitura do manual do carro antes mesmo de começar a guiá-lo. “É importante saber tudo que o automóvel oferece e entender quando houver problemas”, diz. “As luzes do painel são bons indicativos.”

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Justamente por não saber como reagir a um desses alertas que aparecem no painel a estudante Mariana Manzato teve prejuízo de R$ 4 mil. Ela conta que estava voltando para casa quando a luz de advertência do óleo acendeu. Preocupada, parou em um posto de gasolina e pediu auxílio para o frentista, que recomendou que ela andasse um pouco mais devagar.
Menos de um quilômetro depois, o motor fundiu. “Tive de levar o carro para a retífica. Não havia outra opção de conserto”, conta.

Há ainda os cuidados rotineiros previstos no manual, como realizar as revisões, o alinhamento e o balanceamento de rodas, trocar óleos e componentes do freio. Satkunas afirma que esse cuidados permitem manter o carro funcionando sem sustos e evitar gastos desnecessários.

Demorar para alinhar a direção custou ao estudante Bruno Finatti duas trocas dos quatro pneus do carro em menos de um ano. Ele conta que ganhou um Celta usado e não sabia como deveria fazer a manutenção preventiva. “Deixei o freio quebrar por não trocar a pastilha e tive problemas no câmbio”, conta.


Para auxiliar motoristas de primeira viagem, há até cursos de mecânica básica. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), oferece alguns treinamentos. O engenheiro mecânico Denis Marum promove em sua oficina, a Chevy (3875-6574), na Lapa, aulas sobre princípios básicos do funcionamento do motor.

A ideia é dar base para que o próprio motorista perceba se houver algo de errado com o carro. “Quem nunca pediu conselhos a um frentista?”, diz Marum. “Expondo as coisas de maneira simples, queremos que os novos condutores possam criticar orçamentos e não sejam ludibriados por mecânicos desonestos.”
TOME NOTA
> > Leia o manual do proprietário;
> > Calibre os pneus regularmente;
> > Tenha à mão o endereço de oficinas mecânicas de sua confiança;
> > Procure entender o que significam as luzes de advertência no painel;
> > Confira o nível do óleo do motor e do fluído de freio uma vez por mês;
> > Deixe os telefones da seguradora e do corretor em lugar fácil de achar;
> > Respeite os prazos de revisões e rodízio de pneus, entre outros.


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