A Ferrari anunciou, recentemente, sua decisão de proibir o cantor Justin Bieber de comprar novos carros da marca de luxo. A punição ocorreu após o astro canadense cometer diversas infrações que ferem o código de ética da montadora, principalmente, sobre o uso de seus modelos. Portanto, ele entrou para a famosa lista de ”pessoas não gratas”, junto com outros famosos que também já violaram as regras.
Ao que tudo indica, a primeira ocorrência que irritou bastante a marca italiana, foi quando Bieber foi a um famoso clube de Bervely Hills, em Los Angeles, e esqueceu o local onde havia estacionado sua Ferrari 458 Italia. O modelo foi encontrado apenas duas semanas após o evento, por um membro da equipe do cantor.
Em seguida, Justin teria decidido customizar seu carro em 2016. E isso não teria sido um problema, caso ele tivesse realizado as alterações na sede da fabricante, em Maranello, na Itália, como dizia o contrato assinado na hora da compra. No entanto, ele personalizou o veículo na customizadora West Coast Customs, muito famosa na Califórnia.
Lá, ele alterou a cor do 458 de branco para azul elétrico. Além disso, outras mudanças incluíram um novo sistema de som de 2.000 watts, rodas de liga leve de metal e um bodykit da Liberty Walk, que conta com parafusos visíveis e a mudança da cor do logo do cavalo empinado no volante, que foi do tradicional vermelho para o azul.
Gota d’água
O ponto final que esgotou a paciência da Ferrari ocorreu em 2017, quando Bieber leiloou o 458 nos Estados Unidos. Ele chegou a faturar US$ 434.500. Ou seja, cerca de R$ 13,5 milhões na cotação da época. Dessa forma, a marca baniu oficialmente o artista de 28 anos, que não pode mais adquirir modelos da montadora de luxo.
Vale dizer que Justin Bieber é um entusiasta de carros e tem uma coleção razoável na sua garagem. Entre eles modelos como Lamborghini Aventador, Rolls-Royce Wrauth, Bugatti Veyron Grand Sport e um Maserati. Além desses, há também uma Ferrari 430 preta fosca, que comprou quando tinha apenas 16 anos.
Regras da Ferrari
Como vimos, para adquirir uma Ferrari, o cliente precisa ter mais do que uma conta recheada no banco. No ato da compra, a marca impõe um contrato composto de diversas cláusulas como, por exemplo, não vender o carro por um determinado tempo, não personalizar os logotipos e não customizar em empresas não autorizadas. E a principal delas, de acordo com o código, é que o proprietário não pode realizar leilões com os modelos sem a autorização da montadora.
Acompanhando Bieber, há uma lista extensa de celebridades que já infringiram as regras da Ferrari e também estão banidos de comprar outros carros da marca. É o caso do famoso boxeador Floyd Mayweather, o ator Nicolas Cage, o rapper 50 Cent e a socialite Kim Kardashian.