Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

25/03/2024 - 4 minutos de leitura.

Ferrari diz que supercarros elétricos da marca não serão silenciosos

CEO da Ferrari declarou que futuros esportivos elétricos vão transmitir a mesma emoção aos clientes que os carros a combustão

Ferrari SF90 Stradale é um dos poucos modelos híbridos na linha da marca italiana Crédito: Leo Sposito/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Apesar de ainda não termos uma Ferrari elétrica, a montadora deve apresentar um modelo dessa categoria em breve, provavelmente no segundo semestre de 2025. Tanto que a empresa italiana vai abrir uma nova fábrica em Maranello, sua cidade natal, em julho para a fabricação de motores elétricos e baterias.


Leia Mais


Um dos maiores questionamentos dos amantes da Ferrari, entretanto, diz respeito ao ronco do motor, já que poucas fabricantes automotivas no mundo têm uma identidade tão forte ligada a esse ruído. Mas em entrevista ao canal CNBC, o CEO da marca, Benedetto Vigna, prometeu que a Ferrari vai continuar a oferecer aos clientes de carros elétricos a mesma experiência única obtida com seus modelos a combustão. 

Ou seja, os futuros superesportivos da marca devem usar barulhos artificiais, chamados de “assinaturas sonoras”, para mexer com as emoções do motorista. O uso de som sintetizado em carros elétricos não é novidade. A Abarth faz isso com o 500e, e o Dodge Charger Daytona, que chega em breve, usará solução semelhante para imitar o som de seu clássico V8. Ainda não está claro, contudo, se a Ferrari vai tentar reproduzir o ruído de seus V8 e V12 ou tentar algo totalmente novo.

Continua depois do anúncio

Ferrari/Divulgação

Ferrari resiste à eletrificação

Ainda de acordo com Vigna, cerca de 60% das vendas da montadora deverão ser de carros eletrificados (híbridos e elétricos) até 2026. Atualmente, os modelos 296 GTB – que o Jornal do Carro já acelerou -, 296 GTS, SF90 Stradale e SF90 Spider recebem conjunto híbrido. A substituta da LaFerrari, prevista para estrear neste ano, deve aumentar essa participação.

O executivo também declarou que carros elétricos nunca terão 100% de participação de mercado, especialmente no segmento de alto luxo. Ele acredita que modelos elétricos, híbridos e a combustão vão continuar a coexistir ainda por um bom tempo. E essa não é só a opinião da Ferrari, já que sua rival e compatriota Lamborghini também não pretende abrir mão de seus motores V12 tão cedo, desde que a legislação permita. Combustíveis sintéticos podem ajudar a prolongar essa virada para a eletrificação total.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se
Mercedes-AMG G63 é o jipão dos sonhos para acelerar e ser visto

Notícias relacionadas

Notícias

Novo Hyundai Creta faz sucesso na Índia e vende quase o dobro do Brasil

Notícias

BYD registra patentes do SUV elétrico Seal U no Brasil

Notícias

Volkswagen Virtus fica mais caro neste mês após reajuste; veja o preço

Notícias

Novo BMW Série 5 híbrido plug-in roda mais de 28 km/l; veja o preço

OFERTAS 0KM
Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

R$ 169.990,00

Caoa Chery Tiggo 7 PRO Hybrid Max Drive

R$ 169.990,00 Taxa 0,98 com 60% de entrada em 24x

Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive

R$ 169.990,00

Caoa Chery Tiggo 7 PRO Max Drive

R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

VER TODAS AS OFERTAS