Car Magazine/Andrei Avarvarii

Ferrari terá mais dois SUVs elétricos além do Purosangue

Marca italiana está desenvolvendo novos utilitários esportivos que serão totalmente elétricos, enquanto o Ferrari Purosangue será híbrido

Por Diogo de Oliveira 04 de jan, 2021 · 4m de leitura.

Ao que parece, a Ferrari não terá apenas um, mas três SUVs em sua gama de supercarros nos próximos anos. É o que relata uma reportagem especial da revista britânica Car Magazine. A fábrica de Maranello está preparando dois outros SUVs além do Purosangue, que será o primeiro utilitário da marca. Detalhe: a dupla vai ser totalmente movida a eletricidade.

Segundo a reportagem, os SUVs são indicados pelos códigos F244 e F245. Ambos serão desenvolvidos a partir do Purosangue, que responde pelo código F175. Ou seja, os três modelos vão compartilhar a mesma plataforma derivada do GTC4Lusso. A principal diferença do Purosangue em relação aos novos SUVs é a mecânica da dupla, que será 100% elétrica.

Quatro motores

Os detalhes ainda são escassos. Contudo, os ingleses da Car garantem que a plataforma dos SUVs da Ferrari vai acomodar até quatro motores elétricos com potência combinada de 610 cv. Da mesma maneira, a suspensão é um ponto determinante do projeto e deverá ter amortecimento a ar, permitindo também ajustar a altura conforme a necessidade.


Varryx/Youtube

Primeiro SUV em 2022

Na reportagem, a revista Car confirma o que já havíamos previsto no Jornal do Carro. Previsto para estrear entre o fim de 2021 e o início de 2022, o Ferrari Purosangue terá uma opção eletrificada.

Entretanto, segundo executivos da marca, o modelo não decepcionará os fãs mais puristas. Isso porque o SUV deve adotar o V8 biturbo de 610 cv e 77,3 kgfm da versão mais simples do GTC4Lusso. E caso queira mostrar aos fãs que o seu SUV é fiel às raízes, o Purosangue pode receber o poderoso 6.3 V12 aspirado de 690 cv e 71 kgfm.


SUV da Ferrari usará a mesma plataforma do GTC4 Lusso (Ferrari/Divulgação)

GTC4Lusso serviu de mula

Com motor central-dianteiro e quatro assentos (configuração 2+2), o cupê GTC4Lusso serviu, portanto, como “mula de testes” do Purosangue. Isso ocorreu porque o superesportivo tem a configuração de chassi prevista para o SUV, além de trazer a mecânica que equipará o utilitário da Ferrari.

Lançado em 2016, o cupê de duas portas saiu de linha em setembro de 2020, para abrir espaço para o Purosangue na linha de produção da fábrica de Maranello. O SUV da Ferrari estreia em definitivo em 2022, para concorrer com Lamborghini Urus, Maserati Levante e Porsche Cayenne Coupé.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se