Você está lendo...
Fiat Linea de corrida terá 260 cv
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Fiat Linea de corrida terá 260 cv

A próxima temporada do Trofeo Linea, no Fiat Racing Festival, tem previsão de início para abril de 2012, mas já se pode dizer que ela terá mais velocidade e emoção. Foi desenvolvida uma nova versão do motor Fire 1.4 T-Jet, com mais potência

16 de ago, 2011 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Fiat Linea de corrida terá 260 cv

A próxima temporada do Trofeo Linea, no Fiat Racing Festival, tem previsão de início para abril de 2012, mas já se pode dizer que ela terá ainda mais desempenho, velocidade e emoção nas pistas.

Isso porque a Fiat Powertrain (FPT) já desenvolveu a nova versão do motor Fire 1.4 T-Jet que equipará os veículos no ano que vem. Exemplo de downsizing, o moderno propulsor contará com potência máxima 21% maior que a dos carros da atual temporada – chegando a 260 cv.

“Com o trabalho realizado, aumentamos ainda em cerca de 70 cv a potência na rotação máxima do motor, a faixa de maior utilização pelos pilotos nas provas, o que vai permitir que atinjam velocidades ainda mais elevadas”, comenta o responsável pela área de Desenvolvimento de Novas Tecnologias da FPT, Cloves Mendes.

Publicidade


Os objetivos de desenvolvimento da equipe de engenharia da FPT, solicitados pelos pilotos e pela organização do evento, foram aumentar a potência atual, deixando de adaptar um motor à competição para criar um propulsor mais pronto para correr desde o nascimento.

Entre as alterações no Fire T-Jet foram adotados novos injetores, turbo, intercooler. O enquadramento das válvulas também mudou , bem como os parafusos de fixação do cabeçote e calibração geral.

O propulsor foi avaliado no domingo passado, 14, por Felipe Massa, padrinho da competição. “A nova versão do motor ficou incrível. A sensação de dirigir foi fantástica e perfeita para a disputa dentro da pista. Gostei bastante também do torque e da forma como o motor cresce nas trocas de marcha”, elogiou Massa, que, na última quinta-feira, dirigiu o carro com motor atual e, na sexta-feira, participou dos treinos livres do Trofeo Linea para ter uma base de comparação.


Ele já não pilotava um carro de turismo desde 2001, quando disputou duas etapas do Campeonato Italiano pela Alfa Romeo.

Deixe sua opinião