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Fiat paralisa produção no ‘feriadão’
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Fiat paralisa produção no ‘feriadão’

De acordo com executivo, trata-se de uma parada técnica para ajustar estoque à demanda mais baixa

02 de abr, 2015 · 4 minutos de leitura.

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 Fiat paralisa produção no 'feriadão'
Em Betim são fabricados os modelos Uno, Bravo e Linea

A fábrica da Fiat em Betim (MG) vai parar produção para ajustar níveis elevados de estoques da montadora de veículos, informaram sindicato local e a própria empresa. Os cerca de 16 mil funcionários da fábrica mineira serão dispensados nos dias parados sem corte de remuneração.

Segundo a empresa, o calendário de 2015 já previa que os funcionários não teriam expediente no feriado prolongado da Sexta-Feira Santa, mas não previa parada também na quarta e quinta-feiras. “Trata-se de uma parada técnica para ajustar estoque à demanda mais baixa”, disse um representante da montadora.

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Os níveis dos estoques não foram revelados pela empresa nem quanto a unidade deixará de produzir durante a paralisação temporária. Porém, o Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, afirmou que calcula o estoque da montadora como suficiente para cerca de 40 dias de vendas.

A entidade comentou que o ritmo de produção atual está 2 mil carros por dia ante pico de 3.400 registrado alguns anos atrás. “Não é uma boa notícia; isso cria uma clima de apreensão entre os trabalhadores que ficam preocupados com o futuro e com a manutenção dos empregos”, disse o presidente do sindicato, João Alves de Almeida, em referência aos estoques da empresa.

“Era natural que depois de anos de demanda forte e recordes de produção, esse freio ia acontecer… esperamos que as autoridades econômicas do país encontrem uma saída para um setor que emprega muito”, acrescentou o sindicalista.


A fábrica da Fiat em Betim tem capacidade de produzir cerca de 800 mil veículos ao ano. A unidade produz veículos populares como Fiat Uno e modelos de gama mais elevada como Bravo e Línea.

No começo do mês, a montadora já havia concedido férias coletivas a aproximadamente 2 mil empregados de Betim. Eles voltaram ao trabalho na última segunda-feira (30).

Na véspera, a Volkswagen concedeu férias coletivas a 4.200 de 5 mil funcionários de sua fábrica em Taubaté, no interior de São Paulo, paralisando a unidade até 18 de abril. A decisão veio também para adequar volume de produção à demanda do mercado.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.