Entre restrições de circulação e reaberturas de comércio, o mercado automotivo mostrou em março uma melhora de 11,93% em relação a fevereiro. Foram emplacados 177.109 veículos, ante a 158.226 no mês anterior. Dentre os modelos que se destacaram, a Fiat Strada lidera o ranking pela primeira vez no ano, seguida do Hyundai HB20.
Conforme os dados da Fenabrave divulgados nesta terça-feira (6), março foi o primeiro mês de crescimento das vendas em 2021. No entanto, o volume está parecido com o registrado um ano atrás, quando o comercio fechou para conter a primeira onda da pandemia da Covid-19. Assim, um ano após o primeiro mês de queda, o setor registrou alta de 13,7%.
Desta forma, o 1º trimestre de 2021 encerrou com 497.885 veículos emplacados contra 532.506 unidades licenciadas no primeiro trimestre de 2020. A retração, neste caso, foi de módicos 6,5%.
Gargalos do setor
De acordo com a federação das concessionárias, alguns fatores explicam na lenta recuperação do setor. Em primeiro lugar, o fechamento do comércio e as restrições de circulação conforme a 2ª onda da pandemia avança no país. Além disso, a falta de peças para montagem dos veículos está atingindo a indústria automobilística em escala mundial.
“Em 2020, quando ocorreu a 1ª onda, tínhamos estoques e a indústria trabalhava sem problemas de abastecimento. Hoje, os estoques praticamente não existem, tanto nas concessionárias como nos pátios das montadoras”, afirma Alarico Assumpção Jr., presidente da Fenabrave.
Além disso, o aumento constante do dólar elevou expressivamente o preço de modelos importados e nacionais. Some-se a isso o reajuste de impostos, como ocorre com o ICMS no estado de São Paulo. Essa combinação de fatores, segundo Alarico Assumpção Jr., é crítica pode levar muitas revendas de carros à falência nos próximos meses.
Modelos mais vendidos
Pela primeira vez no ano, a picape Fiat Strada toma a posição de carro mais vendido no mês, com 10.268 unidades licenciadas. Destaque também para o Hyundai HB20, que aparece a frente do atual campeão Chevrolet Onix. Na segunda posição, o hatch da marca sul-coreana somou 8.012 unidades. Por sua vez, o longevo VW Gol aparece no terceiro lugar.
Fim do reinado do Onix?
A paralisação da produção do Onix e Onix Plus em Gravataí (RS), portanto, já afeta as vendas da Chevrolet. Pela primeira vez no ano, o hatch deixou a liderança e caiu três posições, ficando, assim, com 2.200 unidades a menos. Da mesma forma, o Onix Plus perdeu 6 posições e terminou em 10º lugar.
Entretanto, embora a queda do sedã no ranking seja expressiva, o modelo licenciou 1.051 unidades a menos. Assim, o que se vê no momento é o avanço dos rivais que estavam atrás do Onix Plus na lista.
SUVs voltam ao “Top 10”
Se no mês de fevereiro o Jeep Renegade foi o único SUV entre os 10 modelos mais vendidos no país, em março três utilitários estão na lista. Com 6.410 unidades emplacadas, o Chevrolet Tracker ultrapassou o Renegade e fica na 7ª posição. Logo atrás, está o SUV compacto da Jeep. E, em 9º lugar, com 6.173 unidades vendidas, aparece o Hyundai Creta.
Dessa maneira, o segmento dos SUVs respondeu por 38,6% do veículos licenciados. Em termos de comparação, no mês de fevereiro de 2020, a categoria representava, então, aproximadamente 27,6% do mercado.
Veja os 25 modelos mais vendidos em março
- Fiat Strada – 10.268
- Hyundai HB20 – 8.012
- Chevrolet Onix – 7.933
- VW Gol – 6.891
- Fiat Mobi – 6.725
- Fiat Toro – 6.708
- Chevrolet Tracker – 6.410
- Jeep Renegade – 6.186
- Hyundai Creta – 6.173
- Chevrolet Onix Plus – 5.450
- VW T-Cross – 5.289
- Jeep Compass – 5.211
- Renault Kwid – 5.094
- Fiat Argo – 4.995
- Fiat Uno – 4.451
- Toyota Corolla – 4.109
- VW Nivus – 3.918
- Honda HR-V – 3.728
- VW Voyage – 3.695
- Toyota Hilux – 3.233
- Nissan Kicks – 3.136
- VW Polo – 3.076
- Volkswagen Saveiro – 2.910
- VW Fox – 2.691
- Renault Duster – 2.624