Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

22/03/2023 - 7 minutos de leitura.

Ford Explorer renasce como SUV elétrico na base do Volkswagen ID.4

Explorer EV é o primeiro Ford feito na base MEB da Volkswagen para carros elétricos; SUV tem personalidade, com estilo quadrado e bem moderno

Novo Ford Explorer será elétrico e exclusivamente europeu Crédito: (Ford/Divulgação)

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A Ford da Europa apresentou o Explorer EV, seu primeiro carro elétrico feito sobre a plataforma MEB da Volkswagen. A base é a mesma do VW ID.4, SUV a baterias que está em testes no Brasil. Mas, a despeito do parentesco, o Explorer elétrico tem personalidade própria e linhas quadradas que se conectam à história do utilitário, que estreou em fevereiro de 1990 com estilo de jipe.

Ao contrário do que se imaginava, o novo Explorer EV não é voltado ao mercado norte-americano, e tampouco substituirá o SUV atual por lá, conforme relata o site Autoblog. Segundo um representante da Ford nos EUA, o novo SUV é “uma representação europeia de um Explorer elétrico, feito na Europa, para a Europa”, resume a fonte.


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Novo Explorer será modelo elétrico e exclusivamente europeu (Ford/Divulgação)
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A frente do Ford Explorer EV chama a atenção pelo visual limpo e pela ausência de grade, algo que também pode ser visto na picape F-150 Lightning e no SUV Mustang Mach-E – que já tem até hotsite no Brasil. Quanto às dimensões, a Ford ainda não revelou dados oficiais, mas a montadora informa que o comprimento é de 4,46 metros. Ou seja, mesma medida do Toyota Corolla Cross. E um pouco maior que o Jeep Compass.

Ford Explorer elétrico tem tela gigante no painel

Interior possui tela central de 15″ que ocupa todo o console (Ford/Divulgação)

Por dentro, o motorista encontra espaço para cinco pessoas, além de uma tela central de 15 polegadas que comanda diversas funções do carro. Entretanto, o multimídia, que é ajustável, esconde também um compartimento para guardar objetos. Sentado ao volante, o condutor encara um painel digital, além de um “sound bar” montado sob o painel, que reúne os alto-falantes dianteiros.


Além do entretenimento, sistemas de segurança como assistente de troca de faixa, por exemplo, virão de fábrica. Sobre a construção, o que se sabe é que o Explorer usará a plataforma MEB, de origem Volkswagen, presente em modelos como ID.3 e ID.4, por exemplo. Os compradores poderão escolher entre os tipos de tração disponíveis, apenas traseira ou integral. A nova Kombi elétrica ID.Buzz é outro carro elétrico da VW feito sobre a base MEB.

Desempenho e autonomia tem excelentes números

Estima-se que o desempenho do Explorer seja maior que qualquer outro veículo da plataforma MEB (Ford/Divulgação)

A versão mais potente do Explorer terá um motor em cada eixo, com potência máxima de 339 cv e tração integral. Ou seja, o SUV elétrico da Ford é opção mais potente da plataforma MEB. Mas o modelo terá versões com tração traseira e apenas um motor. Por enquanto, a montadora não deu maiores detalhes sobre a autonomia das baterias. Mas a própria Ford estima um alcance de até 500 km para o SUV na configuração com baterias maiores.


A montadora ainda não confirmou se haverá uma variante ST ou mesmo a RS, mas garante que lançará uma versão “Sport” com tração integral. Com produção programada para a fábrica da Ford em Colônia, na Alemanha, o novo Explorer elétrico deve custar 45 mil euros, cerca de R$ 253 mil na conversão direta. O SUV deverá substituir na Europa a versão atual do Explorer, que é feita nos EUA, mas que sairá de linha ainda neste ano.

Ford e Volkswagen juntas novamente?

Volkswagen Logus, um dos últimos frutos da Autolatina (Volkswagen/Divulgação)

A cooperação das marcas na produção de veículos tem uma explicação. Segundo a revista britânica Autocar, o Explorer é o primeiro Ford elétrico (de dois confirmados) a utilizar a plataforma MEB, e a marca norte-americana se compromete a produzir veículos comerciais com emblemas VW na Turquia e na África do Sul. É o caso da nova geração da picape média Amarok, que usa a base da nova Ford Ranger. Ambas serão feitas na África do Sul.


Tal acordo remonta aos tempos da Autolatina, onde Ford e Volkswagen do Brasil atuavam em conjunto e lançaram veículos parecidos com emblemas diferentes, como era o caso dos irmãos VW Santana e Ford Versailles, por exemplo. Ou até mesmo versões próprias com base em plataformas globais, como era o caso do Volkswagen Logus, feito sob a plataforma do Escort. Entretanto, após impasses, a joint-venture acabou em 1996.

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