A Ford e o governo da Bahia assinaram nesta quarta-feira (4) um contrato que “devolve” a fábrica de Camaçari para o Estado. Com isso, a unidade fica liberada para utilização imediata pelo governo, que já tem acordo assinado com a BYD. Assim, os detalhes da operação da marca devem ser anunciados na próxima semana. A marca chinesa vai produzir automóveis e veículos comerciais eletrificados. Além disso, terá uma unidade de produção de baterias.
Conforme o Jornal do Carro antecipou em junho (leia aqui), a BYD planeja produzir o hatch elétrico Dolphin e o SUV híbrido Song Plus na fábrica de Camaçari. A informação foi confirmada pela própria marca, afinal, são os dois modelos mais rentáveis da empresa à venda por aqui. Dessa forma, o complexo receberá investimentos e uma bela reforma. A reinauguração deve ocorrer no segundo semestre de 2024.
Na próxima segunda-feira, 9, será feito o lançamento da pedra fundamental das unidades de produção da BYD no Brasil. Assim, estão confirmadas as participações do CEO global e fundador da BYD, Wang Chuanfu, bem como da CEO para as Américas, Stella Li, e do presidente da empresa no Brasil, Tyler Li. Além disso, o evento terá a presença de várias autoridades brasileiras.
Além das três linhas de produção já prometidas (para carros de passeio, veículos comerciais e baterias), a montadora chinesa planeja inaugurar um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador. De acordo com o presidente da BYD no Brasil, Tyler Li, o novo local vai desenvolver a tecnologia híbrida flex que equipará o Song Plus no futuro.
Fim da novela: Ford entrega fábrica que será da BYD
Após meses de espera e muitas especulações, a negociação da fábrica que era da Ford em Camaçari exigiu uma manobra política. Para driblar os entraves, a montadora do oval azul vendeu o complexo industrial ao governo estadual da Bahia que, por sua vez, já está fechado com a chinesa. O local – que produzia o Ford Ka (hatch e sedã) e o SUV Ecosport – deverá se tornar a maior fábrica da BYD fora da China com um investimento de R$ 3 bilhões.
Com este montante, a marca pretende iniciar a operação com a unidade de processamento de fosfato e lítio, matéria-prima das baterias. Logo depois, em janeiro de 2025, dará início à montagem de carros elétricos e híbridos do tipo plug-in. A BYD ainda não fala a data exata ou qual modelo inaugurará a nova fábrica. Hoje, a empresa vende a linha de de elétricos Dolphin, D1, Tan, Han e Yuan Plus, bem como o híbrido Song Plus DM-i. Todos importados da China.