A nova Ford Ranger não está para brincadeira. Além de evoluir notavelmente em aspectos como dirigibilidade e qualidade de construção, a picape média ganhou nova plataforma e trem de força. Agora, o conjunto une motor 3.0 V6 turbodiesel de 250 cv da F-150, feito na Inglaterra, e câmbio automático de 10 marchas, lançado no Mustang. Da mesma forma, há novos recursos de conectividade e segurança. Porém, os preços baixaram até R$ 18.290.
Inicialmente, serão oferecidas apenas as versões XLT e Limited. Ou seja, as com motor V6, que substitui o 3.2 de quatro-cilindros e 200 cv. A novidade, que estreia no Brasil na nova Ford Ranger, gera 61,2 mkgf a partir das 1.750 rpm. Seja como for, os preços partem de, respectivamente, R$ 289.900 e R$ 319.990. Portanto, são, na mesma ordem, R$ 18.290 e R$ 10 mil mais baixos do que os da linha 2023.
Conforme a marca, a nova Ford Ranger começa a ser vendida nesta quinta-feira (22). Porém, até o dia 26 a oferta será apenas para quem se cadastrou no site www.ford.com.br. Assim, esses compradores receberão os carros em até 60 dias. Depois, as vendas serão abertas para o público em geral. Segundo Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul, a quinta geração da picape “inova em todos os atributos e na proposta de mercado”.
Nova Ford Ranger está na 5ª geração
O executivo tem razão. Além de uma inédita tração 4×4, a nova Ford Ranger traz evoluções na suspensão, bem como nos sistemas de direção. Assim, a quinta geração da picape feita na Argentina tem ótimo comportamento, tanto no asfalto quanto na terra.
Surpreende ainda o baixo nível de ruído, seja do lado de fora ou dentro da cabine. Num primeiro momento, a impressão era de que o modelo tinha motor a gasolina. Além disso, a picape tem acabamento caprichado. Conforme a versão, o quadro de instrumentos digital tem 8 ou 12,4 polegadas e o sistema multimídia, tela de 8″ ou 12″, em posição vertical.
E, em vez de alavanca de câmbio ou botão giratório, há o chamado E-shifter. Trata-se de uma espécie de joystick. Embora libere espaço no console central, o dispositivo pode não agradar a todos. Isso porque as trocas manuais de marcha são feitas por dois pequenos botões na lateral da peça que, num primeiro momento, confundem o motorista.
Além disso, em algumas situações foi um tanto difícil posicionar a pequena haste na posição “R”, de ré, e “P”, de parado. Porém, com o tempo o motorista se habitua com o sistema e tudo fica bem. Seja como for, talvez um pequeno ajuste fino resolva essa questão.
Entre os destaques há farol alto com facho automático e freio de estacionamento com acionamento eletrônico. Assim como opções de modos de condução. Eles mudam as respostas da picape e vão do mais econômico ao esportivo.
Ampla lista de soluções eletrônicas
Além disso, há carregador de celular por indução e conexão com Android Auto e Apple CarPlay. Assistentes de manobras evasivas e de permanência e centralização na faixa de rodagem também estão no pacote. Conforme a marca, a nova Ford Ranger 2024 é o primeiro modelo da categoria no Brasil que pode receber atualizações dos sistemas eletrônicos de moto remoto. Portanto, isso evita visitas desnecessárias à oficina.
No mesmo sentido, há itens como controlador de velocidade adaptativo e sistema stop&go, que desliga e religa o motor em paradas longas. Bem como frenagem automática de emergência, monitoramento de ponto cego, de tráfego cruzado atrás e câmeras 360°, por exemplo. Além disso, o visual da carroceria foi renovado e está em linha com o de recentes lançamentos no Brasil, como a Maverick e a F-150.
Isso fica claro na dianteira sobretudo pelos faróis em forma de “C”, com luzes de LEDs e ligados por uma barra horizontal. Da mesma forma, atrás as lanternas são novas, assim como a tampa da caçamba. Esta recebeu vincos que a deixaram com aspecto mais “parrudo”. Bem como o nome “Ranger” em baixo relevo. Ou seja, essa solução remete à utilizada nas linhas F-100 e F-1000 vendidas no País até o início da década de 1980.
Picape com alma renovada
Porém, a evolução não está restrita ao que se pode ver. Ou seja, a nova Ford Ranger 2024 é feita sobre nova plataforma, que, conforme informações da marca, tem chassi maior e mais robusto. No mesmo sentido, a rigidez torcional aumentou em cerca de 28%. Como resultado, a picape está mais equilibrada. Sobretudo em curvas fechadas contornadas em velocidades mais altas.
Aliás, nesse sentido também contribui o sistema de tração 4×4 com distribuição de torque sob demanda. Assim como a suspensão com amortecedores traseiros fora da longarina e com maior curso. Bem como a direção com assistência elétrica ativa. O conjunto de freios tem discos ventilados nas quatro rodas. Já a capacidade de reboque é de 3.100 km e o ângulo de ataque é de 30º. Isso facilita a circulação na terra, assim como para encarar as lombadas das ruas de grandes cidades.
De acordo com a marca, o atendimento de pós-vendas também foi aprimorado. Assim, há, por exemplo, serviço de concierge, agendamento feito de forma online e retirada e entrega da picape no endereço indicado pelo cliente. Bem como acompanhamento das funções do carro de forma remota, por meio do aplicativo FordPass.
Nova Ford Ranger terá motor 2.0
Apesar das mudanças, a nova Ford Ranger 2024 mantém praticamente as mesmas dimensões da linha 2023. Inicialmente disponível apenas com cabine dupla, a picape tem 5,37 metros de comprimento. Ou seja, é apenas 2 cm maior que a antecessora. Porém, a largura cresceu 5 cm, para 2,21 m. Por sua vez, a altura cresceu 3 cm, para 1,88 m.
Além disso, a capacidade de carga é de 1.037 kg na versão XLT e 1.033 kg na Limited. Até então, os números eram de 1.014 kg e 1.001 kg. Assim, o ganho foi de 23 kg e 32 kg, respectivamente. Já o tanque de diesel, com 80 litros de capacidade, não mudou. Assim como a capacidade de imersão, que permanece sendo de 80 cm.
Em breve, a Ford vai lançar as versões XL e XLS com o novo motor 2.0. O quatro-cilindros turbodiesel gera 170 cv e pouco mais de 40 mkgf a partir das 1.750 rpm. Conforme a marca, ele é mais silencioso e econômico que o 2.2 anterior. Além disso, tem 10 cv a mais de potência. Nesse caso, haverá opção de câmbio manual ou automático de seis velocidades. Porém, por ora a fabricante não revelou outras informações.
*O jornalista viajou à Argentina a convite da Ford
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