Você está lendo...
França terá encontro bienal de 2 CV
Antigos

França terá encontro bienal de 2 CV

A reunião mundial do clássico Citroën será entre 26 e 31 de julho na região de Salbris. O evento não ocorre no país de origem da fabricante do modelo desde 1989. De acordo com dados da Citroën, o 19º Encontro Mundial dos Amigos do 2 CV terá a...

14 de jul, 2011 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 França terá encontro bienal de 2 CV

Protótipos do modelo ficaram enterrados durante a 2ª Guerra Mundial (Foto: Citroën/Divulgação)

O encontro mundial do Citroën 2 CV, que ocorre a cada dois anos, será entre os dias 26 e 31 de julho na região de Salbris, na França. O evento não ocorre no país de origem da fabricante do modelo desde 1989. De acordo com a Citroën, o 19º Encontro Mundial dos Amigos do 2 CV terá a participação de mais de 6 mil unidades do clássico. A marca terá, na área de 60 hectares, um estande com diversas atrações.

Entre os destaques que a Citroën vai expor estão os primeiros protótipos do 2 CV, construídos nos anos 30. O carro popular francês deveria ser lançado em 1939, mas a Segunda Guerra Mundial atrasou os planos da marca. Por isso, esses modelos conceituais foram enterrados em uma das fábricas da marca durante a ocupação alemã na França — o objetivo era esconder o projeto dos inimigos.

Encerrada a guerra, a Citroën decidiu lançar o carro, que foi apresentado ao mundo no Salão de Paris de 1948. A fabricação do 2 CV foi encerrada em 1990 e, com 5.114.969 unidades, foi o modelo de maior produção da história da Citroën.

Publicidade


Outra atração no estande da marca será o protótipo Revolte, uma leitura moderna do 2 CV. O encontro contará ainda com pista de kart, simuladores de direção e campeonato de montagem de um 2 CV, entre outras atrações.

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.