Um dos maiores grupos automotivos da China, a Geely é dona de marcas como Geometry, Livian, Zeekr, Volvo, Lotus e tem até participação na Aston Martin. Além de sua marca própria, claro. E foi com essa bandeira que a empresa apresentou o Geely Galaxy E8 que, apesar do nome de celular, nada tem a ver com a Samsung.
O sedã elétrico utiliza a plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture), a mesma de carros como os Volvo EX30 e a recém-lançada minivan EM90. A ideia da marca é concorrer com modelos de luxo no mercado chinês, especialmente o Tesla Model S. Mas a lista de rivais inclui ainda Mercedes-Benz EQS (vendido no Brasil por R$ 1,4 milhão) e BYD Han (disponível aqui por R$ 540 mil).
Como é o Galaxy E8
Por enquanto a Geely divulgou poucas informações sobre o Galaxy E8. Sabemos que o modelo tem 5,01 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,46 m de altura e 2,92 m de entre-eixos, o que o torna um sedã de grande porte.
Como base de comparação, ele é um pouco maior que o Model S, mas a distância entre os eixos é 4 centímetros menor, o que influencia no espaço interno. Entretanto, o Galaxy E8 é mais aerodinâmico que os rivais, com um coeficiente de arrasto (Cx) de apenas 0,199.
Além disso, há algumas curiosidades sobre o modelo. Com sedãs dessa categoria vendidos normalmente em tons sóbrios, o chinês oferece uma paleta de cores diversificada. Rosa-choque, amarela e vermelha são algumas das opções disponíveis de pintura, além das tradicionais branca, prata e cinza. A grade dianteira, fechada como em todo carro elétrico, traz 158 luzes de LED para formar um visual único e pode ser personalizada com mensagens. Enquanto isso, a traseira é mais convencional, com finas lanternas também de LED.
Por dentro
O volante de dois raios tem comandos no centro e base reta. Mas o que mais impressiona é a enorme tela de 45 polegadas que domina o interior. Com resolução 8K, ela integra o painel de instrumentos, a central multimídia e até um display para ser usado pelo passageiro dianteiro em uma peça única. É o mesmo conceito da Hyperscreen, da Mercedes, mas no caso da marca alemã a tela é curva e a superfície é ainda maior, com 55”.
Há ainda um processador Qualcomm Snapdragon 8295, usado em celulares, e tecnologia antirreflexo, proteção contra poeira e impressões digitais e à prova d’água para a telona. Teto solar panorâmico e luzes ambiente com 256 opções de cores completam o pacote.
Versões e motorizações
São três versões disponíveis na linha do Galaxy E8. A de entrada será equipada com apenas um motor elétrico de 272 cv abastecido por bateria de 62 kWh. A tração é traseira e o modelo pode rodar até 550 km com uma carga. Uma opção de autonomia estendida traz bateria maior, de 76 kWh, e alcance de 665 km.
Por fim a configuração de topo tem dois motores, tração integral e 421 cv de potência. A bateria e a autonomia são as mesmas do modelo intermediário. As vendas na China devem começar neste mês, mas a produção será iniciada somente no primeiro semestre de 2024.
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