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Lotus terá novo esportivo 100% elétrico em 2027
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Lotus terá novo esportivo 100% elétrico em 2027

Novo esportivo elétrico da Lotus terá baterias na posição central, diferente do layout atual de elétricos comuns, e grande potência

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

02 de fev, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Novo esportivo da Lotus terá até 884 cv e com baterias em posição central
Crédito:Lotus/Divulgação

Mais um esportivo está previsto para chegar à Lotus já no próximo ano, com previsão de entrega para o público em 2027. Totalmente elétrico, ele substituirá o atual Emira, ainda que possa haver alguma sobreposição na linha. Atualmente, o modelo tem o misterioso nome de Type 135.

Sua base será a mesma utilizada pela Alpine no sucessor de seu atual A110, chamada Lightweight Electric Vehicle Architecture (LEVA). Uma novidade é que, ao contrário dos elétricos comuns, o modelo não terá a bateria no assoalho, e sim atrás dos bancos, onde normalmente seria em um modelo com motor central. Assim, será possível manter o carro tão baixo quanto um esportivo do tipo com motor a combustão, ao mesmo tempo que oferece dirigibilidade parecida, bem como também a distribuição do peso.



(Lotus/Divulgação)
Lotus Emira usa V6 Toyota com mais de 400 cv (Lotus/Divulgação)

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Segundo a publicação britânica Autocar, as variantes com motor único oferecem 475 cv, e com motor duplo, 884 cv. Os modelos terão tração traseira, mas existe a possibilidade de uma versão com tração integral, com sistema de vetorização de torque avançado, por exemplo. Além disso, serão oferecidas baterias de 66,4 kWh e 99,6 kWh, e a arquitetura contará com um sistema elétrico de 800 volts para carregamento rápido.

Lotus tem grandes projeções de vendas para novo esportivo elétrico

Segundo a Lotus, esperam-se vendas entre 10.000 e 15.000 exemplares do Type 135, o que é bem mais do que os 5.000 a 6.000 Emiras que espera vender por ano. O vice-presidente de design da Lotus, Ben Payne, afirmou à publicação britânica Top Gear que o projeto do modelo está fluindo o mais rápido possível. “O design é algo que precisamos equilibrar e acertar absolutamente, para não ser considerado levianamente de forma alguma. Há muita investigação em andamento. Muitas coisas foram testadas e analisadas.”, afirmou o executivo.

Contudo, a Lotus ainda não escolheu um nome para o futuro esportivo da marca. Segundo o diretor comercial, Mike Johnstone, existe a possibilidade da marca reviver um nome histórico do seu passado, mas que terá que ter cuidado se optar por esse caminho. “Existem vários nomes diferentes que poderíamos usar historicamente, mas nesta fase não há decisão. Porém, se você for usar um nome antigo, ele precisa realmente ter legitimidade”, disse.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.