Em maio deste ano, o Gol saiu definitivamente do site da Volkswagen no Brasil. O hatch, que chegou a vender mais de 8 milhões de unidades no País, saiu de linha após 42 anos de estrada. Entretanto, mesmo com o fim, ele não é esquecido pelos brasileiros. Prova disso é que o modelo virou hit de funk por aqui. A música “Gol Bolinha, Gol Quadrado 2”, do MC Pedrinho, tem o veterano da VW como personagem principal.
No videoclipe, o hatch da marca alemã aprece em diversas versões e gerações. No entanto, uma das grandes atrações é o Gol Bolinha, que chegou ao Brasil em 1994 já na segunda geração. O modelo foi um verdadeiro sucesso no País e entrou para a história do mercado automotivo. Na música, inspirada no sucesso “Low” do rapper Flo Rida (veja aqui), aparece também a versão esportiva GT de 1984, bem como o Gol GTI e versões mais recentes do hatch.
Cabe lembrar que o modelo, que estreou no Brasil em 8 de maio com a árdua missão de substituir o Fusca, liderou os rankings de vendas por 27 anos consecutivos – de 1987 até 2014, de forma ininterrupta. Além disso, foi o carro mais produzido e exportado do Brasil.
VW Gol partiu com homenagem
Mesmo com o fim da produção, o Gol não partiu silenciosamente. O compacto ganhou uma série especial de despedida com o nome Last Edition. Esta teve apenas mil unidades produzidas, todas com motor 1.0 MPI flex de 84 cv de potência e câmbio manual de cinco marchas. A edição, de acordo com a VW, esgotou rápido, mesmo com preço de R$ 95.990. Relembre aqui a história do Gol.
Seja como for, o mesmo motor 1.0 permanece vivo no Polo Track, que chegou como substituto do Gol e passou a ser o Volkswagen mais barato. O hatch mantém o estilo clássico da marca alemã e segue tentando repetir o sucesso do veterano. E parece estar conseguindo. Afinal, em junho, o modelo ficou em 1° lugar entre os carros mais vendidos do País. Superando, até mesmo, a líder invicta Fiat Strada.
Atualmente, o Polo Track parte de R$ 84.690. Ou seja, está longe de ser um dos carros mais acessíveis do País como, por exemplo, o Renault Kwid e o Fiat Mobi.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!