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Golf R com preparação alemã gera 360 cv
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Golf R com preparação alemã gera 360 cv

Modelo ganhou potência, torque, novos freios e detalhes visuais mais esportivos

29 de abr, 2014 · 2 minutos de leitura.

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 Golf R com preparação alemã gera 360 cv
Carro foi baseado no Golf R que tem 300 cv originais

A preparadora alemã MTM criou uma versão apimentada do Volkswagen Golf VII R, com 360 cv, ou seja, adicionou 60 cv ao modelo original.

O acréscimo de potência no motor 2.0 litros turbo que equipa o Golf R foi conseguida com a instalação do módulo M-Cantronic. O torque também subiu e passou para 45,89 mkgf, ante os 38,7 mkgf do motor original.

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A modificação, que custa 2.055 euros, cerca de R$ 6.200, reduziu em 0,7 segundo o tempo de 0 a 100 km/h, levando o Golf R by MTM aos 100 km/h em 4,2 segundos. A velocidade máxima continua limitada eletronicamente a 250 km/h.

Outros 5.115 euros, cerca de R$ 15.500, podem comprar o pacote extra que equipa o Golf com sistema de freios com pinças de oito pistões e discos de 380 x 34mm, além de rodas de 19 polegadas com pneus esportivos.


A versão, com visual e temperamento mais radical sai completa por 54.875 euros, equivalentes a R$ 168.159.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.