Você está lendo...
Google cria sistema que rastreia buracos
Tecnologia

Google cria sistema que rastreia buracos

Sistema usa GPS do carro para mapear buracos e criar banco de dados; Land Rover tem conceito semelhante

31 de ago, 2015 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Google cria sistema que rastreia buracos
Sistema envia dados a central que cria um mapa com os buracos

A Google patenteou um sistema para deteecção de buracos em ruas e estradas. O conceito apresentado pela empresa usa um sensor de movimento preso ao carro; cada vez que o veículo acerta um buraco no asfalto, ele é acionado, enquanto o sistema de navegação do carro grava a localização e a envia a um servidor.

Com isso, a Google pretende manter um banco de dados enorme de estradas e ruas com defeitos de pavimentação e ajudar motoristas a fugirem delas ou dos buracos. Além disso, o sistema tem o objetivo de auxiliar os veículos autônomos da empresa, que já estão em testes nos Estados Unidos.

Publicidade


Isso porque, ao detectar os buracos, o sistema avisará ao carro autônomo, permitindo que este altere sua rota para desviar do obstáculo.

Land Rover pioneira. No início do ano, a Land Rover apresentou um sistema semelhante. Porém, além de sensores na suspensão dos veículos, a tecnologia da marca inglesa usa câmeras que leem o solo e identificam buracos, tampas de bueiros e outros obstáculos.

Em milisegundos, o carro ajusta a suspensão para lidar com o impacto que virá. Ele também armazena o dado do impacto e transmite para outros veículos em uma área próxima, alertando os motoristas.



Deixe sua opinião