O carro eletrificado mais vendido do Brasil atualmente é a versão híbrida flex do Toyota Corolla Cross. Por isso, natural que o SUV feito em Sorocaba (SP) seja perseguido pelos rivais. Porém, até agora, nenhum utilitário chegou a ter preço e tamanho para brigar com o modelo da marca japonesa. E é isso que a estreante chinesa Great Wall Motors (GWM) acaba de fazer. Depois de lançar Haval H6 GT, que é híbrido plug-in, a montadora lança o H6 híbrido.
Pois o Jornal do Carro acelerou o SUV chinês que chegará às mãos da clientela em abril.
O Haval H6 é atualmente o SUV mais vendido da China. No Brasil, estreia com preço de R$ 209 mil na configuração híbrida que a GWM chama de “autorrecarregável”. Isso porque o modelo não precisa de fonte externa e carregador de parede. Assim, é mais acessível que o H6 GT e vem concorrer diretamente com o Toyota Corolla Cross XRX Hybrid, que tem tabela de R$ 207.790 na linha 2024. Também nessa faixa de preço estão SUVs flex como Jeep Compass S e Volkswagen Taos 250 TSI. Portanto, ser híbrido nessa categoria é um diferencial.
Apresentação feita, hora de falar do comportamento do SUV. Mas cabe uma ressalva, a dinâmica do teste envolveu uma espécie de gincana, cujo objetivo era fazer o melhor consumo de combustível possível. Mesmo com trajeto que mesclava ambiente urbano e rodoviário, por estradas do interior paulista, o Haval H6 HEV cravou média de 21,4 km/l. Nada ruim para um veículo de 1.699 kg – é 351 kg a menos que o H6 GT PHEV de 393 cv.
Ao volante
Ao contrário da versão plug-in, o HEV é mais modesto. Tem um motor elétrico junto com o 1.5 turbo a gasolina. Juntos, desenvolvem 243 cv de potência e um torque máximo parrudo de 54 mkgf. Mas, para poupar combustível, não abusamos do pedal da direita nesse primeiro contato. Mesmo assim, deu para notar que o SUV é bem rápido. A aceleração de zero a 100 km/h leva 7,9 segundos e a velocidade máxima alcança 175 km/h, segundo a GWM.
A suspensão é do tipo McPherson na dianteira e independente Multilink na traseira, ambas com barras estabilizadoras. Assim, o Haval H6 tem comportamento estável e firme em curvas, sem ser excessivamente macio como outros SUVs chineses. Além disso, o SUV mostrou estar preparado para as ruas e estradas brasileiras. Afinal, tem um bom ângulo de entrada de 21,4 graus e de saída, com 28,1 graus. Já o vão livre do solo é de 18,1 centímetros.
Em relação ao conjunto híbrido, o Haval H6 é bem silencioso mesmo quando o motor 1.5 a gasolina está ligado. Em modo elétrico, claro, não há ruído e o silêncio predomina.
Câmbio diferente
Bem como as versões recarregáveis em tomada, o Haval H6 híbrido convencional tem câmbio diferente do habitual. São apenas duas marchas atreladas ao motor a combustão. Uma para médias outra para altas velocidades. Já o propulsor elétrico, como é praxe, usa marcha única com redução. Desse modo, nem daria para esperar trancos, solavancos ou outros incômodos durante as trocas.
Por fim, a mecânica linear do SUV chinês é completada pela direção com assistência elétrica variável, que aumenta a sensação de firmeza do volante de acordo com a velocidade. Além disso, tem três modos de ajustes. Com esse desempenho, bom acabamento e vasta tecnologia a bordo, promete dar trabalho. Afinal, os chineses vêm provando cada vez mais que aquela história de veículos “clonados” com baixa qualidade de acabamento ficou no passado.
Muito recheio a bordo
Em versão única de acabamento, o Haval H6 Premium HEV tem lista completa de equipamentos – exatamente como na versão plug-in H6 Premium PHEV. A exemplo dos carros mais modernos do mercado, tem atualização pela nuvem, controle remoto pelo celular e todos os recursos de condução semiautônoma (ADAS), que a marca chama de nível 2+. Além disso, tem internet 4G, assistência 24 horas e revisão grátis por dois anos. A garantia tem 5 anos sem limite de quilometragem.
Em pré-venda desde a última terça-feira (7), o SUV conta com piloto automático adaptativo (ACC) com Stop & Go, frenagem automática de emergência (inclusive para pedestres, bicicletas e motos), frenagem automática de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, centralização de permanência de faixa, alerta de perigo de abertura de portas, reconhecimento de placas de trânsito e Auto Reverse Assistance. Na hora de estacionar, tem Parking Assist para vagas paralelas e em 45 graus e 90 graus – com controle automático de direção, freio e acelerador.
Ademais, o SUV tem central multimídia com tela de 12,3 polegadas e espelhamento para smartphones Android e iPhone sem fio. Aqui cabe um adendo. No teste, não conseguimos fazer o espelhamento do Apple CarPlay, mas a tecnologia promete evoluir rápido.
Fora isso, perfeito funcionamento de sistemas como comandos por voz, ar-condicionado de duas zonas e regulagem elétrica dos bancos dianteiros, por exemplo. O modelo tem, ainda, seis airbags e porta-malas com abertura elétrica por sensor de presença. Já o quadro de instrumentos digital tem tela de 10,5″. É funcional, mas poderia ser um pouco maior.
Mudam só as rodas
Por fim, vale falar do visual. É igual à versão híbrida plug-in, inclusive a grade. Entretanto, para diferenciá-los, basta olhar para as rodas de 19″, que vêm pintadas de preto. E, agora, ao contrário da versão pré-série, o logotipo dianteiro ficou mais harmônico – tem fundo escuro e não mais aquele tom azulado.
De acordo com a montadora, o programa “Tranquilidade 2 Anos GWM” disponibiliza uma série de itens gratuitamente. Tudo, entretanto, é válido só durante a pré-venda (realizada pela página da GWM no Mercado Livre, com término em 31 de março). Esse pacote tem teto solar elétrico panorâmico. O item, a princípio, será o único opcional disponível no H6 Premium – a partir de abril, custará R$ 10 mil.
Por fim, tem o “Tomorrow Assistance”, serviço de oficina remota da GWM, que realiza o serviço no local em que o cliente indicar e disponibiliza carro reserva. Nada mal.