CNH
Epitácio Pessoa/Estadão

PL suspende apreensão de CNH por dívida de quem usa carro no trabalho

Projeto de Lei 604/2023 proíbe juiz de determinar apreensão da CNH de pessoas inadimplentes que utilizam o veículo para geração de renda

Por Vagner Aquino 07 de mar, 2023 · 3m de leitura.

Há um mês, uma lei deu o que falar. Na ocasião, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), julgou constitucional que inadimplentes percam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) quando a dívida estiver na Justiça, sem possibilidade de resolução. A medida, no entanto, não vale em casos de endividados por compra de alimentos e motoristas profissionais.

CNH Detran chuvas
Detran/Divulgação

Todavia, mesmo com tal ressalva, a deputada Dayany do Capitão (União-CE), criou um Projeto de Lei (PL) para regulamentar o caso. O PL 604/2023 proíbe o juiz de determinar a apreensão da CNH de quem deve, mas usa o carro como instrumento de trabalho. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Pelo texto, a deputada questiona as recentes decisões judiciais que determinaram a apreensão da CNH de inadimplentes. Para ela, isso causa “prejuízos desproporcionais ao devedor, em especial do trabalhador motorista que utiliza veículo como instrumento de trabalho”, diz.

Noutro ponto, Dayany pondera que “é direito do credor obter o pagamento de seus insolventes, mas a recuperação do crédito deve ser realizada de maneira adequada e dentro de limites razoáveis”. A deputada, por fim, conclui, no PL, que “Decisões de uma ou outra esfera do judiciário não podem e não devem se sobrepor a direitos maiores e basilares como o de ir e vir”.

Números no Brasil

Segundo a deputada, autora do PL 604/2023, a inadimplência no Brasil é um problema recorrente e que afeta diversas áreas, como o mercado financeiro, o comércio e a indústria. Nesse sentido, dados do Serasa Experian, de janeiro do ano passado, apontam que a inadimplência atingiu 63,6 milhões de brasileiros. Isso “representa 40,2% da população adulta do País, situação que causou prejuízos financeiros para ambos os lados”, argumenta Dayany.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Dormimos a bordo do Mercedes-Benz Actros com banheiro e cozinha a bordo!


Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Cep inválido
CPF/CNPJ inválido
Telefone inválido
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.