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HB20S, Onix Plus, Cronos, City e Versa: vote agora no melhor sedã do JC
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HB20S, Onix Plus, Cronos, City e Versa: vote agora no melhor sedã do JC

Prêmio Mobilidade Estadão 2023 convoca leitores do Jornal do Carro para uma votação popular que vai eleger o melhor sedã compacto do Brasil

Redação

28 de out, 2022 · 4 minutos de leitura.

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melhor sedã Prêmio Mobilidade Estadão
Categoria sedã compacto é disputada neste ano por cinco dos modelos mais vendidos do mercado
Crédito:Montagem/Divulgação

O mercado de sedãs perdeu espaço com a profusão de SUVs no mercado. Entretanto, em 2022, a categoria voltou a se destacar, sobretudo por combinar preços mais acessíveis com porta-malas “tamanho família”. É por isso que várias marcas renovaram esses modelos. E cinco deles são finalistas do Prêmio Mobilidade Estadão 2023, que está com votação aberta. O público pode escolher o “melhor sedã compacto” do Jornal do Carro neste link.

Um ano de muitas novidades

Ainda no fim de 2021, a Honda iniciou a pré-venda do novo City sedã. Mas foi a partir de janeiro deste ano que a nova geração começou a aparecer nas ruas. Com plataforma nova e maior, o modelo cresceu para ocupar o lugar da antiga geração do Civic, que saiu de linha em dezembro. Assim, também subiu de nível nos conteúdos e nos preços, e está longe de brigar pela liderança da categoria. Mas já soma mais de 18,5 mil unidades até setembro.

O primeiro lugar pertence ao Chevrolet Onix Plus desde 2020. O sedã trocou de geração em 2019 e, desde então, é líder absoluto. Em 2022, mesmo diante da falta de chips, que interrompeu a sua produção em vários meses, o modelo feito em Gravataí (SP) soma 58,1 mil emplacamentos até setembro. Ou seja, quase o dobro do Fiat Cronos, outro finalista do Prêmio Mobilidade Estadão 2023, que é o segundo colocado com 26,7 mil no mesmo período.

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Categoria sedã compacto subiu de nível

Tanto Onix Plus quanto Cronos ganharam pequenas atualizações de linha neste ano, assim como o Nissan Versa, que também concorre ao posto de melhor sedã compacto. Ele vem do México e é um dos modelos com visual mais marcante. Entre os trunfos, ele continua a ser um dos modelos com maior espaço na cabine para os passageiros. Esta finalíssima tem ainda o novo Hyundai HB20S. O sedã foi renovado em agosto e subiu de nível.

A reestilização alterou bastante o visual do HB20S, sobretudo na traseira, que ganhou lanternas de LEDs que se iluminam de ponta a ponta. Assim, faz lembrar a nova geração do sedã médio Elantra. Além disso, a versão sedã do novo HB20 agora tem seis airbags e recursos semiautônomos avançados de assistência à condução. São itens disponíveis apenas no novo City. Qual destes cinco modelos será o escolhido? Acesse agora mesmo e dê o seu voto!


HB20, City, C3, 208 ou Onix: vote agora no melhor hatch compacto do JC

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.