Depois de muitas especulações, a Honda finalmente revelou a 1º imagem oficial do Civic. Logo de cara, o sedã médio mostra um design mais conservador no estilo “ame ou odeie”. No entanto, vamos esperar para dar o veredito até 28 de abril, dia do lançamento oficial do modelo.
Conforme comentamos sobre o último flagra, o novo visual do Civic não buscava ser chamativo. Muito pelo contrário. A Honda quer fidelizar clientes que não abrem mão do conforto de um sedã aliado à mecânica japonesa. Assim, fugiu de linhas chamativas e elementos cromados.
Em comparação com a linha atual, podemos perceber que a grade ficou menos chamativa e mais sóbria. Isso porque o elemento cromado que carrega o símbolo da Honda foi tirado e a grade na cor preta diminuiu.
Os faróis full-LED se tornaram mais finos e horizontais, sem aquela leve curvatura que acompanhava o desenho do capô. O conjunto acompanha um desenho em LED que servirá como luzes de rodagem. O que é grande mesmo é o para-choque, que em novo formato, traz uma grande passagem de ar em formato trapezoidal. Duas caixas na cor preta emolduram os faróis de neblina.
Pelo que vimos no flagra, a traseira vai aposentar as lanternas em formato de bumerangue e vai seguir a receita do mercado: disposição na horizontal e desenho mais limpo.
Vale lembrar que no primeiro contato que tivemos com a nova geração, em novembro do ano passado, ela trazia de acabamento preto nas rodas e na moldura dos vidros. Ao que parece, a versão final deixou essa ideia de lado e resolveu por utilizar acabamento cromados nesses lugares.
Novo motor?
Na Europa, é certo que a marca comercializará uma versão com motorização híbrida. Para outros mercados, entretanto, há uma ampla variedade de opções – que vão desde o 1.5 aspirado ou turbo, passando pelo 1.0 três cilindros turbo, até o 2.0, de 155 cv. A montadora, portanto, ainda não confirmou qual conjunto mecânico vai adotar.
Estreia nos EUA
Segundo comunicado oficial da Honda, o Civic será lançado primeiro nos Estados Unidos, onde é um dos carros mais baratos da montadora. O lançamento online ocorrerá por meio do “Honda Civic Tour”, uma série de lives via Twitch que começarão no dia 28 de de abril.
Brasil segue indefinido
A fabricante ainda não confirmou a produção do novo Civic no Brasil. Atualmente produzido em Sumaré (SP), ele pode receber o mesmo fim do Civic britânico. Sua fabricação em Swindon, na Inglaterra, vai parar neste ano e então toda linha de montagem do sedã médio ocorrerá no Japão.
Desta forma, um ponto importante que reforça a teoria é a queda na procura por sedãs no mercado e o investimento da Honda na dupla City e City hatch. A nova geração do sedã compacto premium deve chegar no final deste ano com boa lista de equipamentos e o provável motor 1.5 de 119 cv.