Foi em julho do ano passado que a linha 2020 do Honda Civic Si chegou ao país. Entretanto, quase seis meses depois, a montadora vendeu todo o lote disponível e confirmou o fim da importação do modelo. Para agravar a situação, a nova geração do Civic que será revelada neste ano, não deve ter a opção esportiva na gama.
Importada do Canadá, a linha 2020 chegou quase um ano atrasada ao Brasil trazendo novidades visuais e um ajuste no câmbio manual de seis marchas. Dessa forma, ele conseguia extrair mais força do motor 1.5 turbo de 208 cv a 5.700 rpm e torque de 26,5 mkgf já a 2.100 rpm. De acordo com a montadora, a relação ficou cerca de 6% mais curta.
Além disso, o cupê adotou novo acabamento em vermelho nos bancos, volante e manopla de câmbio. A central multimídia passou a oferecer Android Auto e Apple CarPlay. Carregador de celular wireless, câmera de ré e seis airbags passaram a fazer parte da lista de equipamentos.
Todavia, a alta cambial fez com que a versão, que chegou ao Brasil custando R$ 179.990, saísse de linha sendo oferecida por R$ 184.990.
Primeira geração foi baseada no New Civic
O cupê encerra a jornada após três gerações no Brasil. O esportivo estreou em 2008 com base na revolucionária oitava geração do sedã, o New Civic. Naquela época, a Honda fabricava o Civic Si em Sumaré (SP) que dispunha da carroceria de sedã com quatro portas oferecia o motor 2.0 aspirado que gerava até 192 cv a 7.800 rpm e 19,2 mkgf a 6.100 rpm. Desse modo, o câmbio era manual de seis marchas.
Oriunda da nona geração do Civic, a segunda geração do sedã passou a vir importada do Canadá. Desta vez, o carroceria passou a contar com duas portas, a fim de se consolidar como um cupê esportivo. Um trem de força também estava disponível: o 2.4 aspirado desenvolvia 206 cv a 7.000 rpm e 23,9 mkgf a 4.400 rpm.
Motor turbo causou polêmica entre os fãs
A terceira e última geração, portanto, chegou em 2018, sendo alvo de duras críticas por causa do novo motor. Os mais tradicionalistas foram contra a adoção do motor 1.5 turbinado de 220 cv e 26,5 mkgf, embora ainda oferecesse o câmbio manual de seis marchas. Como forma de amansar seu público, a fabricante adicionou um novo modo de condução mais invocado, o Sport. Mesmo assim, as vendas do veículo se mostraram tímidas.
A planta canadense da Honda agora focará na produção da nova geração do Civic, só comercializará as versões sedã e hatch. Além disso, a configuração representava somente 6% das vendas da gama do sedã
Vale lembrar que o Golf GTI, seu concorrente direto, saiu de linha em 2019, deixando para pouquíssimos rivais para o Si. Recentemente, duelamos o cupê da Honda com o novo Mini Cooper S.