Você está lendo...
Creta da Kia, SUV Seltos recebe reestilização, mas não vem ao Brasil
Mercado

Creta da Kia, SUV Seltos recebe reestilização, mas não vem ao Brasil

Novo Kia Seltos estreia no Salão de Los Angeles com visual e mecânica renovados, mas sem opção híbrida, o que deixa o SUV distante do Brasil

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

21 de nov, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Kia
Kia Seltos é desenvolvido na mesma plataforma do Hyundai Creta
Crédito:Kia/Divulgação

A Kia revelou, no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, a reestilização do Seltos, SUV compacto equivalente ao Hyundai Creta – feito em Piracicaba (SP). O modelo já esteve no Brasil, no último Salão de São Paulo, em 2018. Entretanto, não veio para cá.

Nesta atualização, prevista para estrear no primeiro semestre de 2023, a marca sul-coreana fez uma reforma profunda que altera bastante o visual externo e interno do SUV. As mudanças ficaram interessantes, mas dificilmente o Seltos virá ao Brasil na atual geração. Isso porque não dispõe de versão eletrificada na gama, e a Kia não vai mais vender no Brasil modelos apenas a combustão. Uma decisão estratégica do grupo Gandini, importador oficial no País.



Visual

Entre os destaques, o Seltos 2024 vem com nova grade que, além de maior, tem detalhes iluminados com LEDs. O para-choques dianteiro é novo e exibe entradas de ar maiores, que agora abrigam os faróis de neblina com formato vertical.

Publicidade


Kia
Kia/Divulgação

Uma novidades é a versão X-Line, com aparência mais robusta. Nela, por exemplo, as caixas de rodas têm apliques plásticos, bem como rack de teto e rodas de liga leve de 18″ com desenho mais esportivo. Na traseira, o Kia Seltos recebeu modificações no para-choques, mas são as lanternas que se sobressaem, unidas por um filete de LEDs que atravessa a tampa.

Do lado de dentro, o SUV vem com um cluster que combina as telas do quadro de instrumentos e a multimídia, ambas com 10,25 polegadas. Ademais, a lista de equipamentos incluí porta traseira elétrica, bancos dianteiros ventilados e atualizações Over The Air (“pelo ar”).


Kia/Divulgação

Por fim, o Seltos passa a contar com novos sistemas de assistência à condução. Assim, ganha frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, por exemplo. Tem, ainda, alertas de ponto cego e de limite de velocidade inteligente. Nas versões mais caras, tem controle de cruzeiro adaptativo e alerta de tráfego cruzado traseiro.

Motor atualizado

Debaixo do capô dianteiro, nada de mudanças. O SUV compacto continua com o motor 2.0 a gasolina de quatro cilindros e capaz de gerar 149 cv nas versões de entrada. O torque chega a 18,3 mkgf e o câmbio é automático CVT, com opção de tração nas quatro rodas.


Kia
Kia/Divulgação

Enquanto isso, as versões mais caras usam o novo 1.6 turbo com 200 cv. Este ganhou 20 cv em relação ao motor usado no Sportage. Os modelos com turbo trocam o atual câmbio de dupla embreagem e sete marchas por uma nova transmissão de oito velocidades.

A Kia não fala sobre a vinda do SUV ao Brasil. Mas, quem sabe a marca sul-coreana acrescente ao portfólio uma opção eletrificada com o conjunto híbrido à do Sportage. Apenas isso poderá carimbar o passaporte do SUV para cá. Com o motor turbo aliado a uma unidade de 48 volts, o Seltos chegaria importado em versão híbrida leve. Resta aguardar.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Hyundai Creta New Generation Limited Safety
Oferta exclusiva

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Deixe sua opinião